Sejam Bem-vindos!!!

O presente blog foi criado para abordar temáticas relevantes em âmbito social dando ênfase aos cenários político, educacional e cultural, para que eu pudesse esboçar comentários, críticas, elogios e artigos explanando minha opinião com o objetivo de incitar no leitor o senso crítico de opinar, tão importante para o exercício de sua cidadania. Nesse espaço serão feitas postagens sempre que necessário, em especial aos sábados e domingos. Poderá haver também, uma enquete relacionada ao tema abordado para que o leitor possa votar. Além disso, o mesmo poderá expressar sua opinião no campo “comentário”, porém estes comentários serão analisados pelo administrador do blog evitando assim certos tipos de constrangimentos. Deixo claro e ajustado que este não é um instrumento para promoção sejam elas quais forem e dessa forma repudio todo o tipo de censura. Por fim, para dar respaldo as minhas ideias e pensamentos tomo por base os artigos 1º, 5º e 220º da Constituição brasileira de 1988 que tratam da liberdade de expressão.


segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Adeus ano velho...



Dentro de poucas horas daremos adeus ao ano de 2012. O ano em que nos despedimos de nomes notáveis de personalidades inesquecíveis e de pessoas que tanto amamos. O ano em que nos tornamos mais velhos, mais sábios. Que estudamos mais, aprendemos mais, lemos mais. O ano de lindos nascimentos e renascimentos. O ano em que buscamos no trabalho a realização de nossas metas pessoais. Em que construímos em que planejamos. O ano em que sorrimos e nos entristecemos. O ano de tragédias, de supertempestades, de violentos tremores de terra e de guerras sem qualquer sentido. O ano em que amamos mais, plantamos mais, colhemos mais, brincamos mais. O ano de superproduções da televisão e do cinema, de filmes, séries e telenovelas inesquecíveis, das Olimpíadas e dos esportes. O ano em que tudo chegaria ao fim e que o mundo desapareceria do espaço. O ano de novos rumos políticos, o ano dos grandes julgamentos realizados pela Suprema Corte. O ano de justiças e impunidades. O ano da fé. Sem dúvidas que 2012 entrará para a história como um dos anos mais notáveis já vividos pela humanidade e que ele lance os fogos e abra as cortinas para 2013, que será um ano perfeito.

sábado, 29 de dezembro de 2012

Direção e álcool - denuncie



A Nova Lei Seca, tá certo, diminuiu bastante os acidentes cometidos por motoristas embriagados, mas não se enganem, ainda há pessoas enchendo a cara e tentando burlar a lei. Vamos arregaçar as mangas e fiscalizar esse ato suicida que põe em risco também a vida de qualquer cidadão são. Mas porque beber e dirigir? Resposta é simples, moda. Tudo vira moda e a droga lícita do álcool é só mais uma a fazer parte da vida em sociedade. Bebe-se para ser feliz e livrar-se das depressões. Bebe-se pra ter uma melhor oratória para se desinibir. Bebe-se para conquistar, beijar na boca e praticar os prazeres do corpo. Bebe-se para ser chique, para fazer parte dos grupinhos de amigos, para ser capaz de enfrentar o mundo. Bebe-se para esquecer os problemas, pra poder dançar, cantar. E é claro, bebe-se para matar e para morrer. Isso mesmo matar e morrer. Matar o cidadão de bem que dirigi digna e corretamente e morrer como autor das tragédias desencadeadas pela própria embriaguez desmedida. A pessoa alcoolizada acha que tudo está certo, que um ou dois copos não vai alterar sua percepção, seus reflexos. Está enganada, uma vez que as drogas têm a propriedade de alienar a mente e alterar suas faculdades. As festas no final de ano e o carnaval são os campeões em acidentes que tem o álcool como consequência. Vamos fiscalizar e denunciar, como a Nova Lei Seca todo cidadão pode sim fazer valer seu direito de viver. Não podemos permitir que loucos ignorantes usem seus automóveis como armas e saiam matando nas rodovias e estradas do país. Se precisamos do álcool para celebrar em festas, precisam ter a humanidade e o respeito de não dirigir. Chega de ver a vida esvaída pelos homicidas do álcool que não fazem questão de viver.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A Magia do Natal



Natal, a data hoje cristianizada, mas que há tempos fora uma comemoração pagã conhecida como Yule. Eram tempos de renascimento  e de celebração a vida. O sentido da comemoração do solstício de inverno não se desviou do sentido pagão por se tornar uma comemoração cristã. Pelo contrário, escolheu-se a data para celebrar o nascimento de Jesus Cristo e dessa forma preservar o mesmo sentido de renascimento. No hemisfério sul comemora-se a solstício de verão, a celebração de Litha, uma época festiva e de agradecimento à luz que fertiliza a terra e nos confere alimentos para comungar a vida. Independente de sermos cristãos ou pagãos o Natal deve trazer consigo a luz do Grande Espírito renovando nossas esperanças, nossos compromissos com o Sagrado e com os que nos cercam. Época de fartura e de colocar a mesa nossos melhores pratos e agradecer o pão que nos alimenta e nos traz saúde para nossas realizações diárias. A árvore decorada que embeleza nossas casas representa a vida e nos faz refletir a riqueza que é viver. Os presentes que nos imbuem de sorrisos e despertam o brilho em nosso olhar se torna ainda mais perfeito quando seguido de um abraço. E não há presente melhor que o beijo e o abraço dos que amamos.  Vamos então orar em agradecimento e celebrar esse momento de união e esperança em família, seja a família que nos gerou, a que nós geramos ou a família de amigos. Estar ao lado de quem se ama nesse momento é receber as bênçãos de um tempo de paz. A todos um Feliz e Mágico Natal!

sábado, 22 de dezembro de 2012

E o mundo não acabou


Mais uma teoria da conspiração derrubada, sem direito a tsumanis, terremotos, tempestades avassaladoras, meteoros gigantescos ou qualquer outro tipo de colapso com o planeta Terra. Não tivemos, portanto, nenhum tipo de efeito especial digno de Hollywood. Brincadeirinha. Ah! Por falar em brincadeira as redes sociais dispararam com postagens que faziam escárnio ao fato ou que davam explicações mirabolantes para justificar o “não fim do mundo”. Vimos amanhecer um radiante dia de verão neste 22 de dezembro de 2012. A profecia não se concretizou, porém os céticos apocalípticos já se armaram no sentido de flexionar a data ou usá-la de forma metafórica para designar o início do fim. Ora, do primeiro instante que o planeta surgiu no espaço ele deu início a sua trajetória que cedo o tarde levaria ao seu desparecimento o que não tem nada corelacionado com o dia 21. Mas uma vez o frio na barriga sentido por muitos foi em vão. Bem como, a certeza indissolúvel do fim dos tempos, mas que se dissolveu, caiu por água abaixo. É, parece que desde que Nostradamus errou sua profecia para os tempos atuais nunca mais tivemos algo relevante nas possíveis datas para o Fim do Mundo e depois dessa furada Maia ficamos ainda mais incrédulos e alguns até endividados por realizarem seus sonhos de consumo incitados por muitas lojas do país. Por fim, foi de fato um dia como outro qualquer, um tanto chuvoso é claro, mas um dia qualquer sem catástrofes espetaculares. Mas uma vez a máxima “o futuro a Deus pertence” se fez notável aos nossos olhos. E assim caminha a humanidade sem vontade de transformar o mundo em um lugar melhor e achando mais fácil determinar um fim para tudo. Mais uma vez ficaremos a ver navios e sem ver a nave-mãe que não chegou. Espero ao menos que agora possamos ler mais, estudar mais, trabalhar mais, e viver mais. Por que é celebrando a vida que tornarmos o mundo eterno, sem fim.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A poucas horas do fim do mundo


Segundo a profecia Maia: “o nosso mundo de ódio e materialismo terminará na sexta-feira do dia 21 de dezembro do ano 2012. Neste dia a humanidade deverá escolher entre desaparecer do planeta como espécie pensante que ameaça destruí-lo ou evoluir para a integração harmônica com todo o universo. Compreendendo que tudo está vivo e consciente, que somos parte desse todo e que podemos existir em uma era de luz.” O fim será catastrófico e cheio de efeitos especiais. Ondas gigantescas inundarão o continente; a terra tremerá a ponto de lançar tudo para os ares ou dos ares virá um grande corpo celeste e colidirá com a Terra transformando-a em pó; um vírus que se replicará a velocidade da luz exterminará a humanidade numa fração de segundo; tudo será treva e não mais haverá luz; o eixo do planeta inverterá bruscamente e tudo estará perdido. Várias são as supostas explicações, que variam de teorias quase que científicas a análises religiosas. O cinema lucrou com o fato produzindo filmes ricos em efeitos visuais para simular o fim. A TV também entrou na onda, seriados e programas foram dedicados ao assunto. Promoções catastróficas e espetaculares foram propostas pelos publicitários por meio de propagandas “inovadoras kkk”, alguma delas incitavam os consumidores a realizarem seus desejos antes que o mundo acabe. Detalhe: caso não acabe, você estará endividado com juros computados a partir do dia 22 de dezembro. E para acrescentar mais surrealismo ao fato do fim, há os que esperam serem abduzidos pela nave-mãe que chegará. Mas, o que fazer no pouco tempo que nos resta? Embriagar-se e dançar freneticamente? Experimentar todos os tipos de drogas? Acabar com os regimes ou a alimentação saudável e comer, comer, comer? Fazer sexo e experimentar tudo o que o bom senso não nos permite? Rever seus amigos, familiares, aqueles que você estima? Reler seus livros, poemas, poesias favoritas? Ouvir suas canções preferidas? Caminhar sem rumo pelas estradas da vida? Orar a Deus(es) ou seja lá o que crer? Dormir para não ver nada? Suicidar-se para não ter que testemunhar a destruição? Enfim, existem “Ns” possibilidades para fazer neste último dia de humanidade na Terra. E se você realmente crer que tudo chegará ao fim neste 21/12/12 aproveite da melhor forma o precioso tempo que lhe falta. Afinal, estamos a poucas horas do fim do mundo e outra data como essa só daqui a alguns anos.