Sejam Bem-vindos!!!

O presente blog foi criado para abordar temáticas relevantes em âmbito social dando ênfase aos cenários político, educacional e cultural, para que eu pudesse esboçar comentários, críticas, elogios e artigos explanando minha opinião com o objetivo de incitar no leitor o senso crítico de opinar, tão importante para o exercício de sua cidadania. Nesse espaço serão feitas postagens sempre que necessário, em especial aos sábados e domingos. Poderá haver também, uma enquete relacionada ao tema abordado para que o leitor possa votar. Além disso, o mesmo poderá expressar sua opinião no campo “comentário”, porém estes comentários serão analisados pelo administrador do blog evitando assim certos tipos de constrangimentos. Deixo claro e ajustado que este não é um instrumento para promoção sejam elas quais forem e dessa forma repudio todo o tipo de censura. Por fim, para dar respaldo as minhas ideias e pensamentos tomo por base os artigos 1º, 5º e 220º da Constituição brasileira de 1988 que tratam da liberdade de expressão.


terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Ano Novo - 2014

Trinta e um de dezembro de dois mil e treze, último dia do ano pelo Calendário Gregoriano e muitos diziam que de dois mil e doze não passávamos. E não é que passamos, não é que chegamos a dois mil e treze e tão logo descortinará dois mil e quatorze um novo ano que traz consigo a marca do Mundial de Futebol sediado no Brasil. Mas, o próximo ano não é só marcado pela Copa do Mundo, ele será também o ano que teremos que ir as urnas para escolher governadores, deputados, presidente é será a hora do “gigante” acordado esse ano provar que não saiu as ruas em vão. Precisamos em 2014 entrar com o pé direito, buscar por conhecimento, ter gana de vencer os desafios e coragem para acreditar que os sonhos são possíveis quando você vai à luta. É tempo de extrair o que foi bom no ano que se finda e torná-lo melhor nesse ano novo e de refletir no que nos foi ruim com a certeza e plenitude de que por pior que seja sempre traz aprendizado. Vamos em 2014 valorizar a família por que ao final da jornada são os que lá estarão segurando a nossa mão. Vamos valorizar os amigos, apoiá-los e trocar quantas velhas e novas figurinhas forem necessárias, porque a amizade é o tesouro da vida e os amigos os que tornam nossos fardos diários mais leves. Vamos sorrir mais, festejar mais, acreditar mais, aprender mais, amar mais e trabalhar com dedicação. Vamos dar-nos as mãos, oferecer ajuda, respeitar as diferenças. Vamos contemplar o mundo a nossa volta e os seres com os quais dividimos o planeta. Vamos então cuidar do planeta! Que em 2014 cada início de um novo dia traga o amor que te transforma e a vida que te ilumina. Porque se o futuro já começou acrescente a ele o seu brilho interior. Bom ano a todos!  A todos um excelente início de ano e que o Bom Deus esteja sempre com vocês.


Esta mensagem está disponível na versão vídeo-aúdio em nosso Canal Interativo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=24xy_frYPBE  e confira.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Então é Natal!

Então é Natal, data em que os cristãos do mundo todo comemoram o nascimento de Jesus Cristo e que pagãos de todo hemisfério sul celebram Litha – o solstício de Verão.  Cristão ou pagão a data é  mágica. É o festejo da família, da renovação, momento de buscar na esperança a sabedoria que traz a paz aos corações. É tempo de doar-se e acreditar que dias melhores virão. O Natal de estar com aqueles que acreditam em nossos sonhos e que ajudam a concretizá-los. É o momento de atracarmos nossa âncora que se encontra erguida pelo desejo do imediato e refletir sobre a felicidade concedida pelos atos de simplicidade.  É tempo de completar a natureza renovada em cores, ouvir as aves, a brisa, os ventos, sentir o calor do Sol que nos aquece e ilumina, de se apaixonar ao brilho da Lua e de vibrar ao ter subido as montanhas mesmo as mais difíceis. Natal acima de qualquer crença, religião ou filosofia, representa AMOR porque só o AMOR muda o mundo e só com ele podemos transformar essa magnífica e surpreendente jornada chamada VIDA. Então, hoje e sempre, celebre o AMOR, celebre a VIDA e tenha mais que uma noite feliz! Bom Natal a todos!

Para assistir a versão vídeo-áudio deste comentário acesse o nosso Canal Interativo no link: https://www.youtube.com/watch?v=4e-CfSk28VM

domingo, 8 de dezembro de 2013

Desonestidade - Em que estamos nos transformando?

Nós somos estranhos, somos errados, somos corruptos. Sim, a corrupção não se restringe a política ou em sua grande maioria a seus políticos. Somos nós os culpados por tudo, somos aqueles que preferem sempre o caminho mais fácil e o sucesso por meios de falcatruas. Desonestos que somos pensamos sermos os donos da verdade ou que nenhum idiota perceberá o quão sujos somos. Aqui, compramos o diploma, a CNH, o acesso a Universidade, burlamos os meios para obter benefícios públicos que não nos cabem, falsificamos documentos, corrompemos as leis, roubamos o outro, somos imundos, sujos, ridículos e passamos por cima de qualquer um. Sim, usamos o outro também e de maneiras bem sórdidas. Por nos acharmos inteligentes e por ser aqui o país das injustiças concluímos que de nossos atos sairemos impunes. E não é que às vezes saímos mesmo! Mas, eu me pergunto: por quanto tempo trilharemos por caminhos de lama? Até quando alimentaremos essa maldição cultural que trazemos conosco? Quantas máscaras ainda somos capazes de usar?  Nossos atos estão tão podres que poderíamos até ser chamados de desalmados, porque se o corpo é o templo da alma o nosso está em pedaços e incapacitado de abrigar algo tão nobre quanto uma alma. Nossos discursos não condizem com nossas ações e a falsidade está tão entranhada em nós que a verdade já nos é uma utopia. Os pequenos delitos já são corriqueiros e os grandes crimes cada vez mais “comuns” e como não há punições tudo compensa. Vale assaltar, estuprar, roubar e até matar. O que é uma vida? Aliás, temos vida? Uma coisa é certa: se continuarmos afogados nesse rio de lama logo-logo chegaremos ao abismo absoluto das trevas onde não há corpo, onde não há alma, onde não seremos nada. Afinal, em que estamos nos transformando?

Essa foi minha opinião. Fique com o Bom Deus e tenha uma próspera semana!

Conheça nosso Canal Interativo, acesse:
 https://www.youtube.com/channel/UCrOwP7RI5ereip5uGWcV2gQ

Fique atento! Em breve este post estará disponível em nosso Canal Interativo.

domingo, 1 de dezembro de 2013

PEC do Voto Aberto

Finalmente deputados e senadores aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o fim do voto secreto na Câmara e no Senado. Promulgada pelo Congresso Nacional na última quinta-feira (28) a PEC do Voto Aberto, como é conhecida, não precisa passar pela presidente para começar a valer, basta que seja apenas publicada no Diário Oficial da União.  É, foram cinco anos de espera e enfim saberemos como votam nossos representantes, se em prol do povo ou de interesses próprios. Com a tal PEC teremos a transparência do voto lá no Parlamento e com ela os eleitores poderão saber quem é a favor das nossas causas ou cúmplice da corrupção. Olho aberto! Eleições a vista! E não podemos deixar de ficar atentos nos que votarão a favor dos interesses dos mensaleiros. Chega de hipocrisia! Afinal, as ideias precisam sim corresponder aos fatos tanto no palanque quanto no Parlamento. 

Essa foi minha opinião. Fique com o Bom Deus e uma ótima semana!

Conheça nosso Canal Interativo, acesse:
 https://www.youtube.com/channel/UCrOwP7RI5ereip5uGWcV2gQ

domingo, 24 de novembro de 2013

Vem aí uma novidade caro leitor...


Regalias

E não é que as regalias já começaram! Parece piada, escárnio com a nossa cara e com as dos demais detentos da Papuda, detentos estes que deveriam ser tratados de igual forma como prevê nossa Constituição. Digo isso ao citar a última terça-feira (19) em que José Dirceu, Delúbio e José Genoino receberam visitas, embora as normas do Complexo Penitenciário da Papuda permitam que visitas sejam feitas das 9 às 15 horas, quartas e quintas-feiras. Porém quando se tratada de condenados ilustres a regra parece não aplicar-se. O dia foi radiante e cheio de visitas, desde familiares a companheiros políticos, um entra e sai de mais de 14 pessoas e que quebra mais uma regra, a de que são permitidas por dia 4 visitas. Brasil minha gente! Aqui se faz e se for pobre se paga. Dizem até que os visitantes só tiveram que deixar o celular no lado de fora e que nem passaram pela revista íntima. O tal ato nobríssimo de permitir visitações ao excesso e em dias impróprios aos condenados do mensalão gerou revolta a parentes de preso que têm de pegar filas para garantir senha na liberação de visitas nos dias aplicados a regra. Eis que então surgi o Ministério Público encaminhando no último dia 20 recomendações às diretorias prisionais do DF para que todos os detentos tenham tratamentos iguais. Tal recomendação não cita os condenados do mensalão, mas basta somar um mais um pra saber que o tratamento diferenciado foi a eles dado o que está em desacordo com o disposto na Lei de Execuções Penais e no Regimento Interno dos Estabelecimentos Prisionais. Ao menos uma luz no fim do túnel foi emitida pelo MP. É minha gente, tenham dinheiro porque o tendo até o crime compensa.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cadeia neles!

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do processo do mensalão, enviou à Polícia Federal na tarde da última sexta-feira (15) os mandados de execução penal a 12 réus no processo do mensalão. Cabe agora a PF encaminhar os pedidos às Superintendências Regionais, responsáveis pela execução das prisões. Pois bem, há quem diga que as condenações do processo terão efeito pedagógico e que multas poderiam isentar condenados da cadeia.  Pedagógico? Sério mesmo que as penas pecuniárias agora recuperariam os valores desviados daqueles que nos roubaram? Será que tudo, ao menos aqui no Brasil, tem seu preço e que podemos comprar até mesmo o perdão? Tão absurda quanto classificar as penas como pedagógicas é acreditar que o dinheiro que pagaria a liberdade dos condenados vem do trabalho honesto e digno de mensaleiros. Não! Nossa Justiça não pode se dobrar a tal “ato pedagógico”. Já esperamos anos demais para ver atrás das grades os que jogaram o nome do nosso país na lama e a honra dos brasileiros na sarjeta. Cadeia? É o mínimo pra quem depois dela ainda continuará com as mãos.


Esta foi minha opinião. Fiquem com o Bom Deus e tenham todos uma ótima semana.

domingo, 3 de novembro de 2013

Cale-se?

Pois bem, ainda que a liberdade de expressão seja assegurada pela Constituição, o Código Civil prevê, desde 2002, que qualquer biografia, livro ou filme tem de ter o aval do biografado ou seus herdeiros no caso de morte, para então veicularem. Questão essa que tem virado discussões atuais no âmbito nacional. Para evitar que as biografias brasileiras fiquem a anuência de seus biógrafos a Associação Nacional de Editores de Livros (Anel) propôs ao STF a adoção da Ação Direta de Inconstitucionalidade para permitir a publicação de biografias sem autorização do biografado. Mas, questões judiciais a parte, o que me chamou a atenção é quem levanta a bandeira a favor da prévia autorização – artistas que sofreram na pele a censura em tempos de ditadura. Justificam eles que tais obras podem ferir a honra e tirar-lhes o direito a intimidade. Eles até têm razão, mas verdade seja dita, personalidade pública sempre terá sua intimidade ferida é consequência da pessoa em evidência e seu sucesso. Os públicos como os anônimos têm sim iguais direitos à privacidade e podem recorrer aos meios judiciais para que o erro cometido pelos escritores seja corrigido. Esse é o risco de quem escreve não é mesmo? Se estamos num país democrático que assegura a liberdade de expressão, logo, censura prévia é ilegal não concordam? Se agora querem calar os biógrafos, amanhã serão os jornalistas que nos informam e não muito longe seremos nós.  Como diria a canção “[...] afaste de mim esse cale-se[...]” e que sejamos livres para falar, escrever e pensar com responsabilidade e sem censura.


Esta foi minha opinião. Fiquem com o Bom Deus e tenham todos uma ótima semana.

domingo, 27 de outubro de 2013

Qual vida vale mais?

Nós cientistas sabemos que não há outra forma de testar vacinas, remédios e até mesmo produtos cosméticos se não forem em animais, norma esta estabelecida aqui e internacionalmente. Digo isso por que a notícia que chamou atenção na mídia essa semana foi uma invasão ao Instituto Royal por ativistas que acabou em vandalismo condenada até pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp. Tudo em prol da defesa dos animais utilizados nas pesquisas científicas. Pois bem, o que fazer? Utilizaremos humanos como cobaias? Certamente que não. Não seria contraditório salvar cachorros, por exemplo, e alimentar-se de bovinos e aves? Até as bactérias são seres vivos e nós a combatemos por meio de medicamentos. Quem as defendem então? É! De fato o ato dos ativistas, sem dúvidas, poderia ter intenções nobres, mas, onde ficamos diante desse impasse? Qual vida vale mais? A do animal homem ou a do animal bicho? O que faria a Ciência? Não mais pesquisaria? Não mais contribuiria para o progresso e vida da humanidade? Muitos são os questionamentos diante desse fato que divide opiniões. Eu aqui expresso minha opinião como cidadão e acima de tudo como biólogo e defendo a utilização de animais em pesquisas sim. Não aqui defendo crueldade e sim utilidade pública pelo bem da Ciência e da coletividade. Porque se devemos abrir mão dos testes em animais, deveríamos antes de tudo parar de utilizá-los na alimentação, abolir com os medicamentos que combatem doenças bacterianas e até mesmo defender fungos e vegetais – são vivos também. Mas, o que a nós restaria? Comermos uns aos outros, opa! Somos seres vivos também o que me faz concluir que precisaríamos realizar a fotossíntese e por não termos clorofila não conseguiríamos obter nosso próprio alimento. Então, por fim, restaria a extinção de nossa espécie - a humana. Que sejamos coerentes!


Esta foi minha opinião. Fiquem com o Bom Deus e tenham todos uma ótima semana. 

sábado, 12 de outubro de 2013

Dia da Criança

Tirando a conspiradora parte comercial da data, digo todas as datas. Hoje simbolicamente é um dia mágico. Especial porque nos remete aos sonhos de quando éramos somente meninos e meninas inocentes. Hoje bisavós, avô, avó, pai, mãe, tio, tia, vejam refletida através dos pequenos a imagem do seu passado. As histórias encantadas, os mistérios escondidos, as roupas sujas e molhadas, as mãos e boca lambuzadas, as canções de nina, o fantástico mundo da imaginação que na infância torna tudo possível.  Hoje é o Dia da Criança, da criança que hoje é criança e daqueles que um dia foram criança e que nunca perderam a pureza no coração para sê-la. E caso você tenha perdido sua criança interior, procure buscá-la novamente e quando encontrá-la nunca mais a deixe ir. E aí sim, sua vida acenderá a luz da mais nobre felicidade. 

sábado, 5 de outubro de 2013

Voto facultativo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira (02), por dezesseis votos a seis, a proposta de emenda à Constituição que tornava facultativo o voto no país. Os senadores recusaram o parecer do senador Pedro Taques (PDT-MT), favorável ao fim do voto obrigatório nas eleições. Pelo parecer à PEC apresentada pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Pedro Taques buscava tornar o alistamento eleitoral obrigatório para maiores de 18 anos e o voto facultativo para todos os alistados, a partir dos 16 anos de idade.  Já era de se esperar tal rejeição por parte dos senadores, o que em minha opinião, é um descabido retrocesso para um país que enche a boca pra se dizer DEMOCRÁTICO. Incoerente! Como podemos falar de democracia se as Leis impõem o voto como obrigação a partir da maioridade? Como podemos falar de democracia se tiramos o povo de suas casas, para que os mesmos não sofram as sanções previstas em lei, para então ir às urnas inconscientemente?Democrático seria a faculdade ao voto como já o fazem em muitos países, dessa forma sim, Educação, Saúde, Segurança, por exemplo, seriam prioridades políticas direcionadas para o bem comum e não chavões para obtenção de votos. O voto facultativo elevaria o status do Brasil e reduziram se não toda, mas boa parte da corrupção entranhada na veia política da nação. Sem falar, que acabaria com o voto dos despreparados para tal exercício e que caem facilmente no conto do vigário, na boca de urna estimulada pelo poder econômico, no voto nulo ou em branco. A imposição ao voto, no meu ver, só interessa a quem dele faz sua arma para manipular as massas ao comprá-las com esmolas e favores, muitos eleitores vão às urnas – a bem se sabe – votar por votar. Agora, se o ato dito democrático, fosse realmente democrático e facultativo a população, traria não só um melhor eleitorado as urnas como garantiria também melhor qualidade aos eleitos. Mas cá entre nós, por que haveriam de tornar o voto facultativo se é a ignorância e obrigatoriedade do instrumento que elegem os compromissados políticos desse Brasil.

sábado, 21 de setembro de 2013

Os embargos infringentes

Não tem como não comentar a barbárie ocorrida na última quarta-feira (18) no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Com o voto dado pelo ministro Celso de Mello o plenário  decidiu por seis votos a cinco, pela validade dos embargos infringentes, recurso que leva a um novo julgamento as condenações no caso Mensalão em que o réu obteve ao menos quatro votos favoráveis. A absurda decisão dará uma nova chance nos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha para doze dos vinte e cinco condenados no processo do Mensalão manchando de vez a honra do povo brasileiro. Agindo de forma soberana a Suprema Corte não ouviu o clamor das massas e enclausurada em sua redoma de aço decidiu a seu favor e contra seu povo. Fomos usados, roubados, humilhados e quando pensamos ter obtido justiça essa mesma Justiça nos tira o direito de fazê-la. Com os novos recursos mudanças poderão ocorrer como, por exemplo, as prisões do fechado para o semiaberto dos réus José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha; prescrição de delitos dado o tempo do ocorrido e caso tenham os condenados diminuição das penas e ainda para Breno Fischberg e João Cláudio Genu, há chance de que a punição se reverta para absolvição, uma vergonha. Nos resta, agora, torcer para que o STF, ao analisar os embargos infringentes, decida manter as penas de todos os condenados. E devemos mais uma vez protestar para que sejam mantidas as penas, fazer com que a Justiça honre o povo escutando seu clamor. Porque até onde eu entendo, a Justiça é cega, seria absurdo acreditar que também seja surda. Vamos dar um basta na impunidade!

domingo, 8 de setembro de 2013

Descaso

Na madrugada da última quarta-feira, por volta de uma hora, uma embarcação com dezessete homens naufragou em São Francisco do Sul, litoral Norte de SC. Doze homens foram resgatados por um bote salva-vidas, outros cinco ficaram desaparecidos. Dos desaparecidos dois corpos foram encontrados até a noite desse sábado. A angústia e o desespero dos familiares das vítimas são imensuráveis bem como o descaso dos órgãos públicos nos serviços de resgate. Num país que carece de tudo, falta também a humanidade de órgãos como a Marinha através da Capitania e o Corpo de Bombeiros Militar que medem milimetricamente esforços na busca pelos desaparecidos. Segundo os familiares que acompanham desde quarta-feira as buscas somente os Bombeiros Voluntários com seus pouquíssimos recursos têm-se mostrado compadecidos com a dramática situação, sempre prontos a auxiliar no que for preciso e a qualquer momento.  Estamos sim acostumados com o descaso dos políticos e governantes no que tange a prestação de serviço a população agora é vergonhoso órgãos cuja missão é zelar pela vida fazer escárnio a situação como fez a Marinha ao chegar num dos dias de busca por volta do 12h:00min. Tão absurdo quanto a falta de compaixão para com vítimas e familiares é a falta de omissão de tais órgãos quanto a seus serviços de socorro. Ferem eles os corações desolados dos parentes e os direitos constitucionais de cuidar do bem estar dos filhos desta nação. É lamentável e vergonhoso os familiares numa hora tão angustiante terem que recorrer a serviços particulares de salvamento para encontrarem seus entes queridos perdidos no mar. Por que de fato as buscas só funcionaram depois da contratação desses serviços. Em conversa com meu primo Gabriel, filho de uma das vítimas, ele relatou que nem mesmo os serviços públicos de assistência social os procuraram para prestarem auxílio. Nem se quer a nossa prefeitura municipal - tendo em vista que a grande maioria dos desaparecidos são de Laguna - prestou qualquer tipo de ajudar. É repudiante pensar que pagamos tantos impostos prol desenvolvimento do país e quando necessitamos utilizar do serviço público ele é capenga, elitista e omissivo. Desta vez foram eles, amanhã poderá ser eu ou você e se não colocarmos a boca no trombone e lutar pela mudança dessa desastrosa situação continuaremos submissos dos que “podem mais” dos engravatados donos do ouro que só visam seus lucros pessoais e a mercê de serviços precários. Porque eles se preocupam mais em mostrar seus elefantes brancos em tempos que geram votos do que o zelo pela vida.

domingo, 1 de setembro de 2013

Hospitalidade brasileira

Na última semana protagonizamos mais um escândalo a favor da corrupção e a nível internacional. Recebemos de braços abertos o senador boliviano Roger Molina acusado de corrupção.  Mas a presidente Dilma Rousseff não concordou com ação realizada às pressas pelo diplomata Eduardo Saboia e ainda assim não devolverá a Bolívia o senador. O que me parece puro jogo de cena e coincidência ou não o fato ocorreu às vésperas da ida a cadeia dos mensaleiros aqui no Brasil. Será que o dito popular “uma mão lava a outra” será a máxima desse episódio lamentável que nos coloca em evidência apoiando bandidos? E porque o PT está tão incomodado com o asilo dado a Molina? Não foi esse mesmo governo que recebeu com toda hospitalidade o condenado italiano por quatro homicídios, Cesare Battisti? Se já impedimos a Itália de fazer justiça a seus criminosos porque não impediríamos a Bolívia? Corrupção comparada a homicídio chega a ser peixe pequeno. Infelizmente, não demora muito, seremos conhecidos pelo resto do mundo como o país dos corruptos e dos criminosos, como se já não bastassem os nossos.

sábado, 24 de agosto de 2013

Gozando com a nossa cara

A Lei Federal nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991 que trata do Incentivo à Cultura e conhecida também por Lei Rouanet, é a que institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura. Sua base é a promoção, proteção e valorização das expressões culturais nacionais. Como mesmo é tratada, a lei deveria incentivar a Cultural em nosso país em especial aqueles que não possuem recursos para produzir suas atividades artísticas. Ocorre que a mesma Lei já “ajudou” (pobrezinhos deles) artistas como Daniel, Claudia Leite e Callypso na captação desses recursos, coitados eles precisam não é mesmo? Tão absurdo quanto incentivar quem não tem onde mais colocar dinheiro é aprovar os míseros 2,8 milhões de reais para o desfile de moda em Paris dos estilistas Pedro Lourenço, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga como fez a ministra Marta Suplicy.Segundo a Folha de S. Paulo, a captação havia sido negada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura com sete votos contra e sete abstenções, mas a ministra Marta Suplicy intercedeu e autorizou, argumentando que a decisão fortalecerá a imagem do Brasil no Exterior. O “gozado” nessa história é que se quer mostrar lá fora que o Brasil é um país pomposo e cheio de glamour e esquecem esses maus gestores públicos que o país desce do salto prol escândalos de corrupção, se desequilibra no desenvolvimento humano, tropica na Saúde Pública, maquia a Segurança e capenga na Educação. E a ministra crer que um desfile trará algo de bom aos comuns que mendigam nesse país? Com tamanho disparate nem gozando pra relaxar.

sábado, 17 de agosto de 2013

As indicações políticas na Educação

A Educação em nosso país está longe de ser sinônimo de qualidade, professores e profissionais do Ensino são mal remunerados, mal assessorados e até mal falados. Usa-se muitas palavras floreadas com termos pedagógicos e aparece-se muito em fotos espalhadas nos meios (redes) sociais e pouco se faz na prática.  Exigi-se de tais trabalhadores uma série de coisas que sua carga horária semanal não comporta tendo em vista o acúmulo de trabalho que os mesmos são obrigados a se doarem caso queira sobreviver com um pouquinho de dignidade. Entra e sai governo a promessa de Educação de qualidade e de melhor valorização profissional a classe está no discurso dos políticos. Hipócritas devidamente empossados se esquecem de cumprir com o prometido, é como um texto decorado para um espetáculo teatral bancado à custa do dinheiro público que só serve pra iludir o cidadão.  Vale tudo em tempos de eleição, abraços, apertos de mão, conversas amigáveis e até dizer “receberei todos que me procurarem, eu trabalho pelo povo”. Eleitos e gozando dos benefícios de seus cargos ELES contraem o mal da amnésia, esquecem tudo e estão sempre ocupados para receber e conversar com aqueles para quem ELES trabalham – o povo. Lamentável mesmo é quando colegas que um dia estiveram a seu lado lutando por melhorias de sua classe trabalhista infiltram-se por indicação política no serviço público, mamando – como diz o povo – na teta da vaca e não fazem mais nada por VOCÊ.  Bom mesmo seria que cargos públicos fossem escolhidos por meio de concurso e que fosse exigido para realização do mesmo, qualificação profissional aí sim começaríamos a dar passos rumo a uma Educação de qualidade.  Porque indicação política é como o “calar a boca”, pois se EU lhe coloquei no cargo, ainda que EU esteja errado, VOCÊ não vai ser contra a mim, não é? É! Gente, a situação é preocupante, há empossados exercendo cargos que não sabem nem mesmo redigir um simples texto, coisa que uma boa leitura e o mínimo de noção da Língua Portuguesa daria jeito. Existem funcionários no serviço público – pagos com dinheiro público – que estão preocupados mais em aparecer na foto junto aos GRANDES do que lutar por condições dignas de trabalho. Infelizmente tudo continuará como sempre foi, porque por mais que o “gigante” tenha acordado e ido às ruas, o do “Magistério” por ser desunido e partidário ficou acomodado na sua reclamando baixinho.  É mesmo de se pensar que  Educação – aqui no Brasil – não vale quase nada. 

domingo, 11 de agosto de 2013

Quando se é pai...

Hoje, para muitos, é uma data especial: Dia dos Pais. Então vamos falar deles. Pai, antes de tudo precisa ter caráter porque será nele que os filhos se farão homens e mulheres de valores nobres. Pai precisa ser amoroso, confiante e sincero com sua prole, pois são esses valores que os tornarão seres humanos íntegros e dignos. Homens de verdade quando tornados pais entendem que sua vida ficou em segundo plano em prol de seu descendente e que sua responsabilidade foi triplicada na busca do conforto pelos seus. Pai é herói, é amigo, é companheiro, é palhaço, é artista. Pai é doce, é alegria, é felicidade. É aquele que chora e sorrir de verdade. Pai é aquele que educa pra vida, não necessariamente aquele que doou seu espermatozoide na concepção dela, e sim aquele que doa diariamente seu amor para que uma vida possa ser vivida. Por fim, pai é aquele homem que se torna grandiosamente nobre por saber que pode fazer orgulhosamente seu filho sorrir. 

sábado, 10 de agosto de 2013

Filhos versus Separação

Divórcios estão em alta na moderna sociedade. Eles são gerados pelo conflito de ideias entre os parceiros, resultantes do acúmulo de diferenças associadas ao desrespeito um para com o outro eclodindo num emaranhado de desentendimentos que acabam em separação. Em muitos casos o amor vira ódio ou continua sendo amor, porém obsessivo. A ladainha começa a ser rezada no entorno onde o casal convivia. De um lado a mulher e os seus do outro o homem e os seus, cada qual defendendo seus interesses, ou melhor, seu ego. É... É que tudo gira entorno dele - do ego - ainda mais quando a relação não termina em comum acordo e o rompimento se dá porque uma das partes não consegue mais sustentar o relacionamento.  Ainda como quem reza um terço, que mais parece um circo, a palhaçada toda segue para os meios judiciais, vem delegacia, advogados, juízes e as tais decisões legais. Nestas, uma das partes será privilegiada e a outra amargurada em seu recalque. Até aí tudo bem, pois o caso foi da alçada dos adultos. E gente grande tem mais é que resolver seus problemas, doa a quem doer. O problema maior é quando o relacionamento rompido um dia gerou frutos. Está certo que em muitos casos tudo se resolve numa boa e ambas as partes conseguem viver muito bem com sua prole seguindo os acordos firmados. Mas, e quando a prole é diretamente envolvida na conversa de gente grande? Eu, por exemplo, tenho conhecimento de um caso em que os filhos ouviam insultos e desavenças protagonizados pelos pais. O genitor usava de palavras de baixo calão e atitudes insanas para denegrir diante dos filhos a mãe. O mesmo ensandecido por não aceitar o fato de a ex estar bem, seguia-a, inclusive em lugares públicos, para pressioná-la em suas atitudes sociais, difamando-a e fazendo ameaças até mesmo de morte. Sentindo-se impressionada com os fatos a genitora toma a filha aos braços e muda-se de bairro – por medo do que o ex possa fazer e deixa o filho com ele, o que pra mim é um erro. Devidamente instalada – um mês depois – ela retorna para buscar seu filho e o ex não permite que a mesma o leve precisando que a polícia interfira para que a mãe possa gozar da guarda dos menores, guarda esta determinada judicialmente. Há de se analisar muito bem esse fato tendo em vista exclusivamente o lado dos menores, afinal eles são da responsabilidade dos adultos. Não precisa ser psicólogo para saber que as cabeças desses pequenos estão atordoadas com os acontecimentos e é nesse ponto que se deve trabalhar muito bem toda a história no desenvolvimento psicológico dos mesmos. Abordar os porquês de toda a situação. Veja bem, pai e mãe aqui defenderão seus interesses, sejam eles quais forem e poderão inclusive usar as crianças como arma para vencer o que lamentavelmente consideram uma guerra. A mente dos pequenos não pode ficar bombardeada com insultos de uma parte para com a outra e muito menos esses pequenos estarem sendo usados como bode expiatório de ambos os lados como se fossem pombos-correios. Toda criança é muito observadora e percebe com facilidade tudo a sua volta podendo internalizar as desavenças e os desamores entre os pais gerando dentro de si algo irreparável. Que a lição sirva para muitos que queiram unir as escovas e principalmente para os que querem gerar descendentes. Tudo é lindo quando estamos nos beijos e abraços. Mas é preciso pensar no amanhã com os pés bem no chão. Porque filhos precisam ser criados na base do amor, da confiança e da sinceridade. Criá-los envolvendo-os nos conflitos é causar dentro de suas mentes danos perigosos que quando adultos podem tornar-se obscuros. E para isso, infelizmente, não existe cura. 

sábado, 27 de julho de 2013

De perto ninguém é normal

Hoje, na realidade insana dos fatos que me rodeiam, tive uma epifania e me ocorreu que poderia eu falar da “loucura”. Não a loucura que mata ou a que consome a alma, tampouco a que corrompe a vida. Mas a loucura diária das mentes humanas que além do seu tempo ou atrasado a ele ou ainda no mesmo ritmo que, nos pega desprevenidos absortos em pensamentos que nem nós mesmos compreendemos. Mas o que seria da humanidade se a loucura não passasse ao menos uma vez na nossa vida, ainda que como figurante que num rompante joga a xícara na parede, os pratos ao chão, soqueia o vidro e sangra o coração. É sabido que a loucura também protagonizou história embutida na genialidade dos sábios escritores, exímios leitores, magníficos criadores, colecionadores, desenhistas, pintores, espetaculares atores, músicos, cantores, dançarinos, amadores. Formidáveis cientistas, notáveis professores – os redentores. A loucura muitas vezes confundida como doença, só faz mal a mentes pequenas que não captam a grandeza da alma louca que adentrada no corpo de quem sem sombras de dúvidas nasceu pra brilhar. Não aqui faço apologias aos criminosos e desumanos que usam dos artifícios psicológicos para cometer atrocidades e julgar-se loucos. Cito sim, os maravilhosos que andam descalços, que dançam na chuva, requebram até embaixo, que gritam bem alto que dizem “adooooro”, “vai ali morrer que passa”, “só que não”, e assim vão-se os bordões... A loucura não é mérito da atualidade e da sociedade voraz, não é alternativa e não se pode medicar. A loucura não vem da mente, é algo do espírito que habita o corpo do pobre e do rico, do branco e do negro, do amarelo e vermelho também. A loucura é sempre incompreensível e por ser incompreendida muitas vezes é julgada, condenada e pena. Mas a loucura sempre valerá a pena quando a alma não for pequena, já dizia o poeta. Porque do jeito que caminha a humanidade, melhor ser louco para compreender cada verdade do que ser conivente com a dura realidade que sangra todo nobre louco coração. Pois, se de louco todo mundo tem um pouco, é porque de perto ninguém é normal...

sábado, 20 de julho de 2013

Amigo

Hoje é Dia do Amigo, porque hoje? Se for amigo, amigo mesmo, tem de ser todo dia. Fazer deste dia o único dia para homenageá-los é tão absurdo quanto dar uma festa e não convidá-los para comer uma fatia do bolo. Amigo, amigo mesmo, é aquele que manda você ir ali e morrer que passa, assim bem no meio de suas atitudes insanas, de seus pensamentos “nada haver” e de suas mini loucuras diárias sobre o que não fazer. Mas o que fazer? O amigo, o de verdade claro, quer estar sempre com você, nem que seja pra você xingá-lo, esculachá-lo, mas só de sentir o calor que emana do seu corpo, o cheiro exalado no ar já ajuda mais, faz melhor efeito a nossa existência dura, crua e nua. Amigo, amigo mesmo, divide com você tudo, só apoia, não julga, ainda que não concorde com os disparates do outro, aff... Amigo, amigo mesmo, apoia até o vômito, o porre, a dor. Porque o amigo, não se veste apenas para brilhar com você na noite, ele se traja de preto para chorar as mesmas tristezas com você. Amigo, amigo mesmo, dorme com você, beija você, faz carinho, critica, bah!!! E como critica, mais está tudo de boa. O amigo de verdade é sempre proporcional a você, as suas loucuras, a seus desafetos, a seus desamores. Juntos, os amigos se contemplam, se exaltam, se odeiam, se amam. O amor da amizade é bem maior que qualquer outro amor, menos ao de mãe claro porque com esse ninguém concorre. Mas a nobreza por detrás dos laços que unem os amigos é tão forte e intenso que uma amizade verdadeira é atada a fios de diamante, resistente não? “Adooooro”! Assim diz um grande amigo. E sabe que eu adoro mesmo. “A vida é bem mais”. Diz a outra doida com quem concordo plenamente. Então amizade é isso, um oceano de mistérios, um leque de opções, uma incógnita de sentimentos. A amizade é quase como um delicioso brigadeiro, às vezes doce, às vezes dura, às vezes amarga às vezes inconsistente, às vezes gelada, às vezes quente, às vezes de misturas, às vezes enjoada, às vezes diferente, mais sempre maravilhosa e com gostinho de quero mais. E o amigo, o amigo de verdade, te dá sempre liberdade, vai à luta com você, e torce por sua felicidade. E por ser amor verdadeiramente puro fica guardado no lado esquerdo do peito, porque é certo que só faz bem ao coração. É isso! Sem mais. Ei!Antes do ponto final “bota uma roupa boa, arruma os cabelos, bebe uma dose e bóra pra vida, porque quando estamos juntos somos praticamente um novo Sol a iluminar o mundo, delícia...”. 

sábado, 29 de junho de 2013

Só que não Sr. Valcke

Nessa semana uma declaração um tanto polêmica do Sr. Jerome Valcke - sim ele de novo o tal secretário-geral da Fifa - chamou minha atenção. Na declaração, rebatendo as manifestações corelacionadas com a Copa, Valcke diz que a Fifa não visa lucros com a realização do Mundial e que a entidade até faz bem para o Brasil. Valcke disse também que a Fifa joga limpo e que é totalmente transparente, o que subtende-se que os escândalos protagonizados pela instituição são frutos da nossa imaginação (só que não). Os quatro bilhões de dólares dos direitos de transmissão, patrocínio e licenciamentos isentos de impostos, ao entendimento do Sr. secretário-geral da Fifa são um investimento  no futebol, é praticamente uma filantropia (só que não). Nesse entendimento poderíamos deduzir que a Fifa está aqui por caridade, por bondade e por acreditar no esporte. Tão absurdo quanto à declaração feita pelo secretário de que a entidade não visa lucros é continuar recebendo-o após o mesmo dizer que “o Brasil não está funcionando”. Bom! Se a Fifa então não visa lucros e o Sr. Valcke pensa que o país não funciona, que dê então seus rendimentos em prol do bom funcionamento do Brasil (só que não).

sábado, 22 de junho de 2013

Acorda Brasil!!!

Nos últimos dias, a contar dos protestos iniciados pelo aumento no valor da passagem do transporte público, vimos o povo brasileiro despertar do silêncio e da acomodação para as manifestações que tomaram proporções notáveis no Brasil e no Mundo. Por todo o país, os filhos desta nação foram às ruas mostrar sua cara, sua indignação ao colapso estrutural em que se encontra o Brasil. Nossa indignação não vem de agora, veio do ontem e a cada dia foi se acumulando dentro de nossas gargantas e lentamente nos sufocando até eclodir ao sabermos de absurdos como o superfaturamento nas construções para a realização da Copa do Mundo. É inaceitável um país rico como o nosso cobrar impostos tão exorbitantes, investir bilhões no Mundial e pecar vergonhosamente na Educação, Saúde, Segurança, Transporte seja ele aéreo, portuário, rodoviário ou público. Possuir hospitais sucateados, escolas depredadas, manter seus cidadãos reféns do crime e da bandidagem, possuir tráfego aéreo caótico, estradas e rodovias intrafegáveis e possuir um grande número de miseráveis que não tem nem mesmo o que comer. Nossos gritos de manifestação vão além dos 20 centavos, eles refletem a carência de um povo subjulgado nas mãos de políticos desonestos e desonrosos e de uma política que visa privilegiar sua banda podre. Os gritos desses revolucionários emanam um recado claro e consciente das massas que clama por uma transformação social e que tem a democracia a favor de sua luta. Necessitamos de mudanças urgentes e repudiamos quaisquer tipos de corrupção como tantas que seguem sem julgamento e sem condenações. E até mesmo condenações memoráveis como as dos réus do Mensalão - um dos maiores escândalos de nossa história - parece querer terminar como o dito popular “em pizza”, pois o governo está articulando a vergonhosa manobra para reverter à condenação por intermédio da PEC-37 que quer subtrair do Ministério Público seu poder investigativo. E ainda, a PEC-33 em que o Congresso teria de aprovar as chamadas súmulas vinculantes do STF, mecanismo que determina que as decisões da Corte devam ser seguidas pelas demais instâncias. Nem irei citar a tal “cura gay” e o Estatuto do Nascituro (a conhecida bolsa estupro) tamanho disparate de que tratam os temas. Nosso país, seus políticos e governantes precisam exaurir-se do obscuro legado da política e mudar os paradigmas que regem nosso país, enxergando que grandes mudanças começam com Educação de qualidade isenta elitismos e partidarismos. Porque quando tivermos instrução de alto padrão mudaremos conceitos que nos tornam fracos, mesquinhos e ignorantes. É por isso que manifestar nossos anseios e formar correntes pacíficas de discussões coerentes faz nossa luta legítima. Mas lembrem-se, as manifestações não podem se limitar as ruas é precisam que elas se reflitam nas urnas durante as eleições. Pois se somos um país democrático, todo o poder emana de nosso povo e somos nós os responsáveis por aqueles que nos governam. É hora de acordar e ir à luta, para que o grito não tem sido em vão.

sábado, 15 de junho de 2013

Armados até os dentes

Uma notícia vinculada à mídia nessa semana chamou minha atenção. É que em São Paulo aumentou a procura por cursos de tiro. Isso tem uma explicação óbvia: o cidadão está a mercê dos bandidos e quer ao menos ter a chance de se proteger. Proteção esta que o Estado se omite em fazer.  Sabe-se que aprender a manusear uma arma não traz cem por cento garantia de segurança a quem as porta. Mas, traz a chance de poder defender-se em muitas situações. É lamentável o cidadão ter que recorrer ao porte de arma para sentir-se seguro. Cidadão este que já se trancafiou dentro dos muros altos de suas residências envoltas em grades por todos os lados, utilizando alarmes, cercas elétricas, câmeras e sabe lá Deus o que mais para se proteger dos criminosos. Nosso país não nos dá a liberdade Constitucional de ir e vir com segurança, o país está nas mãos cruéis da bandidagem que assalta, rouba, queima, mata friamente. A vida não vale mais nada e os que deveriam nos proteger estão cegos ao mesmo tempo que sedentos por benefícios próprios. Só nos cabe  orarmos a Deus  de olhos bem abertos, ouvidos atentos e armados até os dentes se quisermos estar seguros.

sábado, 8 de junho de 2013

"Eu sou feliz sendo prostituta"

O Ministério da Saúde retirou a campanha lançada na Internet no Dia Internacional das Prostitutas, 2 de junho, cujo lema era “Eu sou feliz sendo prostituta” que visava, além de incentivar o uso de preservativo, levar as profissionais do sexo a não terem vergonha de procurar tratamento médico para doenças transmitidas sexualmente. Colocada na página online do Ministério da Saúde e nas redes sociais, a campanha foi imediatamente alvo de duras críticas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Partido dos Trabalhadores que é apontado como possível candidato a governador de São Paulo, assegurou através da rede social Twitter que a campanha tinha sido lançada sem o seu consentimento. Padilha acrescentou que a decisão de retirar a campanha nada tinha a ver com as críticas de que foi alvo. Meu respeito às prostitutas à parte cabe aqui um questionamento: Ministério da Saúde fazendo apologia à prostituição? Incoerente não? Uma vez que a mesma entidade luta duramente contra a prostituição, a citar a infantil, por exemplo. Além disso, o lema “Eu sou feliz sendo prostituta” soa mais como um slogan bombástico de propaganda do que uma certeza de quem ganha à vida por meio do sexo. Garanto que se essas mesmas profissionais tivessem acesso a Educação de qualidade tendo como resultante uma boa formação profissional e consequentemente um emprego, digamos, digno que lhes suprissem sua vida em sociedade em nenhuma hipótese a tal frase seria motivo de orgulho. E que não venham dizer que meu comentário soa moralista porque ninguém trocaria um emprego “decente” pela vergonhosa exploração do seu corpo através da prostituição. Fez bem o ministro cancelar esta campanha ainda mais em tempos tão polêmicos e inclusive, no caso dele, eleitorais não é mesmo? 

sábado, 25 de maio de 2013

Quando quem manda são os bandidos.

Essa semana em Criciúma/SC seis criminosos atearam fogo num ônibus obrigando motoristas e passageiros a descerem do veículo. Dois desses criminosos estavam armados e os outros com garrafas de gasolina. A ação foi rápida e ninguém saiu ferido. Esse foi o quarto ataca registrado na última semana só aqui no Estado Catarinense. Um desses ataques foi em São José na Grande Florianópolis em que um carro e um ônibus foram incendiados por dois homens que estavam numa moto, um deles chegou a entregar dois DVDs ao motorista do ônibus, neles constam a gravação de detentos reclamando das condições do presídio de São Pedro de Alcântara e ameaçam ordenar novos ataques. Pois é, essas ações não são exclusividade do Estado de Santa Catarina não, isso ocorre por todo Brasil. É que aqui nesse país quem manda são os bandidos. A Polícia tem se dobrado diante de marginais e sua organizações para poder fazer seu trabalho. Culpa de quem? Do Estado Brasileiro que deu agora para negociar com bandidos ao invés de ter pulso firme e agir com rigor como convém ao um país decente. Tão pior quantos os ataques criminosos é o aval que a banda podre da Polícia e da Justiça  confere a tais bandidos que usam de tudo, até mesmo terrorismo para fazer valer o direito que eles pensam que têm, ou que os malditos Direitos Humanos lhes conferem. Resultado disso tudo: caos. O cidadão privado do direito de ir e vir com segurança e toda uma nação pavorosa a mercê do crime. Crime que o Estado Brasileiro deveria exterminar sem depender das Forças Armadas que foi jogada nesse balaio de gato e parece não ter ainda se corrompido com a sujeira do crime. O Brasil e seus governantes precisam tomar vergonha na cara e dar liberdade ao cidadão de bem não se curvando diante de atos de impunidade, caso contrário, viveremos numa grande cela verde e amarela.   

sábado, 18 de maio de 2013

A Ciência da Vida


Cientistas finalmente criaram células-tronco humanas com a mesma técnica que produziu a ovelha clonada Dolly, em 1996. A equipe liderada por Shoukhrat Mitalipov, da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon, nos EUA, publicou artigo a respeito na revista "Cell", nesta quarta (15). Para chegar ao resultado, os pesquisadores transplantaram material genético de células adultas em óvulos cujo DNA havia sido removido. Eles cultivaram células de seis embriões criados, em dois casos, a partir de DNA de amostras das peles de uma criança com uma doença genética, e, nos outros quatro casos, de fetos saudáveis. Em cada um dos casos, o DNA foi inserido em óvulos não fertilizados doados e, após a aplicação de uma sequência de técnicas, foi verificada a replicação das células. Até agora, as fontes mais naturais de células-tronco humanas eram embriões humanos, cuja utilização em pesquisa cria dilemas éticos. Para determinados setores, um óvulo fecundado deve ser tratado como um ser humano e, por isso, não pode ser descartado. A técnica divulgada nesta quarta-feira usa óvulos humanos não fertilizados, e, assim, não se enquadraria nessa discussão. Realmente uma excelente notícia, notícia essa que abre uma discussão: vamos clonar pessoas no futuro? Não, isso é o que garantem os cientistas. A técnica visa  eliminar a necessidade de embriões humanos para poder aumentar as tentativas de utilização de células-tronco e suas descendentes para substituir células danificadas ou destruídas por problemas cardíacos, mal de Parkinson, esclerose múltipla, lesões na medula e outras doenças devastadoras cabendo aqui ressaltar que como a célula utilizada é idêntica ao do paciente não há risco de rejeição. É claro que mesmo a clonagem humana não sendo o foco dos cientistas cabe ressaltar que é um grande percurso percorrido para aqueles que querem clonar pessoas ou criar aberrações das quais eu tenho certeza que já existem por aí. Mas é claro que esse não é o papel da ciência, da ciência séria eu me refiro. Está, é a luz para muitas interrogações e a solução para muitos problemas. Ainda que a “Igreja” da ciência retire apenas o que lhe convém. Não se pode também, em hipótese nenhuma, confundir charlatões com cientistas e estudiosos sérios cuja missão é tornar melhor a vida e multiplicar conhecimento e não brincar de Deus.

domingo, 12 de maio de 2013

Mãe


Venho hoje não fazer críticas, não comentar problemas, não reivindicar soluções.
Hoje venho escrever sobre elas, as tão belas, as Judiths, as Marias, as Márcias, as Fernandas.
Venho hoje escrever das que se doam, das que se doem, das que falam, das que oram, das que olham, das que zelam.
Hoje venho escrever das que geram e que por até noves meses carregam dentro de si uma nova vida que lhes traz uma vida nova.
Venho hoje escrever sobre as que adotam e geram dentro si o mais nobre laço que une corações e transformam a magia de viver.
Hoje venho  escrever sobre carinho, sobre aconchego, sobre abraços e sobre beijo. Escrevo de respeito, de sabedoria, de conselho e até de ousadia.
Venho hoje pedir que todo o sempre não importando se com ou sem presente pedir que se torne eterna.
Hoje venho escrever em oração para pedir proteção a quem me proporcionou viver.
Hoje eu cito as avós, as tias, as irmãs, as madrastas, as amigas que se tornam na vida vigas e estendem as mãos que te fazem crescer.
Venho hoje, nesse doce dia, que fizeram ser teu dia, ainda que ele seja todo dia, agradecer e a ti oferecer o nobre amor ensinado por você mesmo que este não se compare com o seu incondicional amor que todos os dias você oferece para que eu possa viver, MÃE.

sábado, 4 de maio de 2013

Reenturmação


Como se não bastasse todo o escárnio que o ilustríssimo senhor governador do Estado de Santa Catarina tem feito com os profissionais do Magistério da rede Estadual de Ensino em sua gestão, agora o mesmo veio com a tal “Reenturmação”, um verdadeiro assassinato a precária Educação catarinense. A tal “Reenturmação” quer colocar alunos de duas turmas em apenas uma e cita até multisseriar algumas delas para chegar ao número desejado segundo a legislação, mas especificamente a lei complementar nº 170/98 que determina que a relação entre espaço físico e número de alunos respeite os 1,30 m² para cada aluno e os limites determinados para cada faixa de idade, a saber: 1º ano (6 anos) – até 25 alunos por sala; 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental – até 30 alunos por sala; 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – até 35 alunos por sala; Ensino médio – até 40 alunos por sala. O problema é que as condições das salas não seguem o que diz a legislação, que cada aluno deve corresponder a um espaço entre 1,30 e 2,5 metros quadrados, excluídas áreas de circulação e dos equipamentos de sala de aula. Esse disparate traz desastrosas consequências ao ensino fazendo com que professores contratados sejam inclusive demitidos. Garantir a permanência dos alunos nas escolas será outro grande problema uma vez que será humanamente impossível o professor oferecer qualidade no seu fazer pedagógico tendo que atender número exorbitante de alunos por turma. O estresse tanto dos profissionais da Educação quanto dos estudantes será outro grave problema causado pelo reduzido espaço de circulação livre, será como ter uma cadeia dentro do espaço que deveria fazer jus a liberdade. Nesta terça-feira (30), o secretário da Educação, Eduardo Deschamps esclareceu para a imprensa algumas dúvidas sobre a lei que reorganiza as turmas do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais. Segundo Deschamps, esta adequação é feita todos os anos e a média de alunos por turma nas escolas estaduais vem caindo ano a ano no estado, em virtude da redução do número de matriculados na rede estadual por conta de aspectos demográficos e pela ampliação das matrículas nas redes municipais.“Se respeitados os limites legais, com certeza os alunos terão um bom atendimento, e os recursos que seriam aplicados na contratação de mais professores para as turmas adicionais poderão ser canalizados para a melhoria do salário dos atuais professores da rede, na sua capacitação, em projetos pedagógicos e na melhoria da infraestrutura das escolas. Todas ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação catarinense”, explica Deschamps. O grande problema é que a superlotação das salas não resultará em melhorias ao ensino senhor secretário e não adianta tentar conquistar os professores efetivos citando melhorias no salário com a redução de contratados porque pagamento descente seja pra dez ou mil professores é dever que o Estado deve garantir. Encher as salas de aula com 40 alunos ou mais não traz nada de positivo no processo de ensino-aprendizagem e muito menos benefícios para as escolas e seus profissionais, pelo contrário, isso gera descrença por parte dos profissionais da Educação e revolta de estudantes que se vejam podados no seu direito de ter ensino de verdade. E tendo em vista as manifestações que se posicionam contra tal medida fica notório o desgosto popular pela administração de tal governo que mais parece estar no poder para fazer retaliação de quem vai contra suas decisões.

sábado, 27 de abril de 2013

Absurdo

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira(24), a admissibilidade de uma PEC- Proposta de Emenda à Constituição do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), que prevê que algumas decisões do Supremo Tribunal Federal devem ser submetidas ao Congresso. Conforme a PEC, os deputados terão de aprovar as súmulas vinculantes e a inconstitucionalidade de emendas à Constituição. Caso o Congresso se posicione contra a decisão do STF, a questão irá para consulta popular. O projeto também amplia de seis para nove o número mínimo de ministros do STF necessários para declarar a inconstitucionalidade de normas. Chega ser esdrúxula tal aprovação da Comissão de Constituição e Justiça. Como pode numa nação constituída por três poderes nos quais devem atuar independentes um do outro sem quaisquer tipos de ingerências entre eles o Legislativo querer para si a guarda da Constituição Federal quando a mesma está sob a soberania do Judiciário? Como tal Comissão aprova tamanho absurdo que eu ousaria dizer ser uma perigosa armadilha na qual estamos sendo inseridos? Meter o dedo do Legislativo no que é do Judiciário é como estar à beira da montanha preste a ir ladeira abaixo. Mas absurda ainda é essa PEC ter sido aprovada por uma Constituição que entre seus membros encontram-se dois condenados do caso “Mensalão” e por pura “coincidência” na mesma semana em que o Acórdão da Ação foi publicado. Coincidência? Será? 

sábado, 20 de abril de 2013

Barraco em Brasília


Parece que o barraco ta rolando solto em Brasília, capital do país. Não que ele já não role, mas a situação está cada vez mais escrachada. O motivo o novo presidente eleito “democraticamente” para assumir a Comissão de Direito Humanos (que no Brasil só dá privilégios a bandidos) da Câmara dos Deputados, o pastor e deputado Marcos Feliciano que decidiu que as sessões da citada Comissão seriam de portas fechadas. O motivo: a manifestação do povo que atrapalha os trabalhos. Era o que bastava para que o PSOL abrisse processo por quebra de decoro parlamentar. O documento inclui denúncias de contratação irregular de funcionário no gabinete do deputado e até questiona o patrimônio dele. Outras manifestações políticas e judiciais também cercam o presidente da Comissão. O PT pediu a anulação da eleição que o elegeu e o deputado Jean Wyllyns quer processar o pastor por calúnia, injúria e difamação por conta de um vídeo em que Marcos Feliciano teria manipulado declarações dele e de outros colegas. E para complementar sua novelesca ficha o deputado Marcos Feliciano teve que comparecer ao Supremo para dar explicações sobre o processo em que é acusado de estelionato. De um lado um homem de Deus que julga e faz acepções de pessoas pela cor e pela opção sexual; faz declarações escancaradas até nas redes sóciais contra negros e gays. Mas se diz está a serviço de todos. Do outro, deputados e o povo em especial as minorias em manifestações colocando-se contra o presidente acusando-o de intolerância, homofobia, racismo. Todo esse transtorno não trouxe nada de positivo até agora para o Brasil o que é uma vergonha para um país que carece de emprego, educação, saúde e que está atento apenas a fatos envolvendo o presidente da Comissão de Direitos Humanos. Agora eu pergunto: e quanto aos mensaleiros que integram a Comissão de Constituição e Justiça, aqueles lembram?Ou já esqueceram? José Genuíno e João Paulo Cunha. É tomaram posse faz tempo e nenhum barulho foi feito. E parece que essa novela está longe de ter um fim. E como brasileiro adora uma novelinha, espero eu que nesse enredo os vilãos não sejam transformados em mocinhos e gozem de um final feliz tampouco o povo use de intolerância quando a bandeira deveria ser contrária principalmente para os buscam viver livres de julgamentos em sociedade. Porque cá entre nós, essa historinha de que se você sair eu saio ainda vai dar muito pano pra manga. Palhaçada viu!

sábado, 13 de abril de 2013

Impunidade

Na noite de terça-feira(09) o estudante universitário Victor Hugo Deppman foi vítima de latrocínio (roubo seguindo de morte). O crime foi cometido por um menor de idade que confessou ter assassinado o estudante. Uma câmera, na porta do prédio onde Victor morava no Belém, bairro da Zona Leste de São Paulo registrou o ocorrido. O assassino mirou a cabeça do estudante por duas vezes, atirou e fugiu para uma favela perto do local do crime. Nesta sexta-feira(12) o rapaz completou 18 anos, porém será julgado conforme a idade que tinha na época em que o ato criminoso foi praticado e na pior das hipóteses pegará no máximo três anos de internação. Aí está mais um caso salvo pelo Estatuto da Criança e do Adolescente que se ridiculariza ao dizer que um adolescente não tem noção dos atos que pratica. Até parece que no dia do latrocínio esse marginal não sabia o que estava fazendo e que a luz do discernimento só viria três dias depois quando completasse 18 anos. É a impunidade fazendo valer seu direito nesse país que deveria envergonhar-se por tratar criminosos como vítimas e ampará-los com o rebuscado “Direitos Humanos”. Mas parece que para o legislativo reduzir a maioridade penal não é prioridade tendo em vista as três PECs - Propostas de Emenda à Constituição - que propõem a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 anos que atualmente tramitam no Senado Federal e que ainda não foram aprovadas. Estão esperando o que? Mas sangue inocente ser derramado para tomarem uma atitude ou levarem um tiro na cabeça para então aprovarem a redução? É, porque essa historinha de que isso não resolve a violência é teoria furada dos defensores dos Direitos Desumanos, digo, Humanos. Olha, eu como cidadão me envergonho de descasos como esses vindos dos que governam que mais parecem fazer escárnio da nossa cara ao erguerem a bandeira da impunidade.

sábado, 6 de abril de 2013

Falta de vergonha na cara


Pesquisa aponta: um em cada quatro brasileiros acha que subornar um guarda não é crime. Então tá. A corrupção não é exclusividade da política, da conhecida política brasileira. A corrupção pode acontecer dentro da nossa casa, no supermercado, na esquina e o ser humano precisa libertar-se dela. Não adianta chamar o deputado, o prefeito, o vereador de corrupto quando você alimenta a pirataria comprando seus produtos, quando você fura a fila, usa dedinhos de silicone para fraudar o ponto de alguém ou usa de subterfúgios para usurpar outrem. Porque os que burlam o troco de hoje são os mesmos que afundam o país na lama amanhã. É preciso caráter para julgar os corruptos e dignidade para não infiltrar-se nos delitos por muitos considerados banais. E desconfiem de todos, porque em todo lugar há aqueles que são capazes, por exemplo, de abrir uma mochila e roubar cinquenta reais ou quem sabe xícaras, ou chocolates.... passarem despercebidos e intitularem-se  honestos, verdadeiros e humanos. Só que não.

sábado, 30 de março de 2013

Vem aí...


Astros e estrelas do mais alto nível, reunidos no dia 28 de março num especial da televisão brasileira para apresentar a nova programação da casa e eu sentei-me enfrente a TV para assistir. Uma mistura genial de talentos num mix que iniciou pela música passou pelo jornalismo, pelo esporte, adentrou a teledramaturgia revelando a magia do cinema e teve seu apogeu com seus mais nobres apresentadores. Isso se chama Rede Globo de Televisão e podem criticar o quanto quiserem, porém, uma coisa é inegável “eles sabem o que fazem, e o fazem com talento”. Inteligentes, buscaram naquilo que eles têm de melhor – o talento de seus profissionais e os recursos tecnológicos – para que o telespectador fosse chamado através de um programa intitulado “Vem aí” para o que a emissora exibirá em 2013. Usando de uma apresentação bem-humorada que procurou entrosar plateia e telespectador condensaram toda sua nova programação em pouco mais de 60 minutos. Há quem diga que tudo é fruto de milhões, discordo. Não adianta ter milhões e não ter as mentes brilhantes que como bem dizem eles “transformam sonhos em realidade”. Realmente a TV Globo sabe o que faz. Agora se o conteúdo que eles produzem não o satisfaz isso é uma questão de opinião, mas esta não os desabona no quesito excelência. Não, eu não estou aqui defendendo tampouco fazendo propaganda da emissora. Estou apenas constatando a grandeza e a qualidade profissional que a TV Globo tem em criar.

sábado, 23 de março de 2013

O direito de viver

O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou, na última quarta-feira (20), que vai solicitar ao Senado que as mulheres tenham autonomia para abortar até a 12ª semana de gestação. De acordo com o Conselho o feto não sente dor até esse período porque o sistema nervoso central não está completamente formado. O presidente do CFM, Roberto D’Ávila, afirmou que o órgão deseja iniciar uma discussão sobre o tema e que outros setores da sociedade se juntem a essa missão. D'Ávila ressaltou, no entanto, que o Conselho não é a favor do aborto, mas que defende a liberdade de escolha da mulher. "Não estamos autorizando os profissionais a fazer a interrupção da gravidez nos casos que não estão previstos em lei. Queremos é que a lei seja alterada", reforçou o presidente do CFM. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Movimento Brasil Sem Abordo discordam com a proposta uma vez que o procedimento, segundo eles, está na contra mão da vida. Bom, há uma contradição com relação à posição do CFM ao dizer que não autorizam profissionais a fazerem o aborto mais apoiam que a mulher decida por fazê-lo. Justificam ainda que legalizado evitaria a morte de mulheres que se submetem a procedimentos clandestinos. Mas, e a vida gerada dentro do útero? Está não tem importância? Parece que não. E esse assassinato está sendo ao que tudo indica apoiado pelos médicos, profissionais que deveriam zelar acima de tudo pela vida. Vida, que é um direito garantido desde a concepção pela Constituição Federal. Aqui, nesse caso, fere-se a Lei, fere-se a dignidade de valores, fere-se a humanidade. Espero que a Comissão que discute a Reforma do Código Penal e que analisará a proposta do CFM não aprove o abominável texto sobre o aborto, mesmo porque o direito de viver não pode ser decidido pela escolha irresponsável de quem deveria usar meios anticonceptivos antes de sair pelo mundo procriando como animais irracionais.

sábado, 16 de março de 2013

Dedos de silicone

No último dia 10, a Guarda Municipal de Ferraz Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo - SP, prendeu a médica Thauane Nunes Ferreira, de 29 anos, que trabalha para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, no momento em que ela marcava o ponto de colegas médicos usando dedos de silicone com as impressões digitais dos respectivos profissionais. Na delegacia ela denunciou o esquema que envolve 31 pessoas sob comando do coordenador do Samu no município, José Cury. A médica vai responder em liberdade por falsificação de documento público. Aonde é que vamos parar com a corrupção infiltrada até mesmo na Saúde Pública, um serviço tão essencial pra sobrevivência humana? Isso aqui é Brasil. País em que uma ré confessa goza de liberdade após atentar contra a vida centenas de pessoas. Sim centenas ou até milhares; já fizeram as contas de quantas pessoas deixaram de ser atendidas ou até morreram pelo não comparecimento desses 31 profissionais? E quantos profissionais honestos tiveram que cobrir a lacuna deixada por estes se privando até do fundamental descanso que restaura as forças para mais um dia de trabalho? E a dita cuja ainda tem a pachorra de argumentar que participava do esquema para manter-se no emprego. Que honesta! Que humana! Olha, casos como esse não deveriam ter perdão e a cadeia seria o melhor lugar para abrigar essa máfia travestida de branco que um dia jurou trabalhar em nome da vida. Mas ao que tudo indica condenação aqui é utopia enquanto que vender a moral passou a ser negócio e dos grandes. Que vergonha!

domingo, 10 de março de 2013

Ao que parece o crime compensa


Ao que parece o crime, ao menos no nosso país, compensa, a julgar pela pena dada ao ex-goleiro Bruno pelo assassinato de Elisa Samudio. O jogador foi condenado a irrisórios 22 anos e três meses de reclusão o que não satisfez nem a família de Elisa tampouco o Ministério Público de Minas Gerais que vai recorrer da decisão. Na sentença a juíza concluiu que Bruno tinha nítido interesse em matar Elisa demonstrando frieza, dissimulação e ser violento. Sem demonstrar qualquer sentimento o ex-goleiro não se abalou com a pena a ser por ele cumprida. Frio e aparentando indiferença Bruno logo estará às ruas como um cidadão de bem, reerguerá sua vida e usufruirá das regalias que lhe convém. Os vinte dois anos e três meses serão tranquilamente amenizados pelo bom comportamento que o réu irá demonstrar na prisão e pelos seus serviços que lá irá prestar. Ganhará ainda por ser um excelente preso o benefício de cumprir pena em regime semiaberto. Onde está a justiça nesse caso? Ousaria eu a dizer que até assemelha-se a injustiça. E foram três  crimes que levaram a sentença, Homicídio Triplamente Qualificado, Ocultação de Cadáver e Sequestro, vinte dois anos e três meses é pouco não é? Chega a ser quase nada. E assim concluímos: se uma vida vale tão pouco e se as condenações são tão injustas há de se pensar que o crime, ao menos aqui, compensa. 

sábado, 2 de março de 2013

O caos da Igreja


Mergulhada em escândalos publicamente disseminados, a Igreja passa por seu mais nebuloso período, vem à tona casos de pedofilia, corrupção financeira, dissipação de fiéis e culmina na renúncia do atual Papa - seu líder máximo. A Igreja ainda sente-se pressionada a modernizar-se e a aceitar novos conceitos, novos estilos como, por exemplo, o casamento de homossexuais. É como na Idade Média, na Caçada as Bruxas, só que agora quem padece é a Igreja. Enfraquecida a Igreja que agrega milhões de pessoas no mundo inteiro se vê perdida e sem rumo em meio a escândalos e teme ser sacramentada pelo julgamento de seu rebanho. Espera no novo Papa um upgrade para alavancar seus princípios, seus valores, sua fé. Conseguirá? Quem sabe. Só que para isso precisará separar e punir seus líderes, pastores, sacerdotes desviados pelos pecados que sujam seu nome e mostrar a seu povo que está a serviço de Deus. É certo que a Igreja nunca foi santa, mas mergulhada no caos que se encontra nos dias atuais nunca esteve. Alguns julgam ser esse o princípio do final dos tempos. Mas eu particularmente penso ser a materialização do homem que assassina o amor, corrompe a fé e destrói seus valores.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Hoje vai ser uma festa...bolo, guaraná, muitos doces pra você!


No dia 25 de fevereiro de 2012 nascia o MR opinião, meu blog reservado a comentários e críticas de minha autoria sobre assuntos que ganham destaque no meio social. Tudo começou com meu comentário acerca do Carnaval e a partir daí foram 73 postagens escritas de forma crítica e transparente, sem quaisquer tipos de censura e embasadas na liberdade de expressão. Nesse espaço o leitor pode participar de enquetes e comentar meus textos expondo sua opinião sobre o tema abordado nos comentários. Mas nem tudo são flores, também fui duramente criticado por expressar minha opinião e tentaram até censurar-me com o intuito de retirar o blog do ar, não conseguiram e assim segui firme e forte graças a sua colaboração caro leitor que através de seu clique tornou possível alcançar a marca de 1785 acessos até a publicação deste texto. Continuarei meu trabalho enquanto meu tempo permitir e enquanto você estiver junto comigo. Minha intenção é fazê-lo refletir sobre a sociedade na qual estamos inseridos despertando seu censo crítico para as ações que compõem o mundo. Por fim, quero imensamente agradecer a todos que tem acessado o MR opinião, votado nas enquetes e comentado as postagens. É muito gratificante ver esse trabalho dando certo e levando informação de forma crítica a você. Muitíssimo obrigado.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Médicos: anjos ou demônios


Essa semana uma notícia vinculada à mídia chamou a atenção de todos. A médica, Virgínia Soares, responsável pela UTI de um hospital no Paraná está presa temporariamente sendo investigada sob suspeita de realizar eutanásia - procedimento que interrompe a vida do paciente e considerado crime no Brasil. O caso ainda requer bastante cautela quanto quaisquer tipos de julgamento, tanto da Justiça quanto de nós que acompanhamos o caso. Ela deve ser indiciada por homicídio qualificado. Aos médicos confiamos nosso bem mais precioso, a vida. Neles depositamos confiança e fé de que tudo ficará bem. Os fazemos de instrumento para que o Divino possa nos conceder a cura dos males e das aflições. Como anjos do Criador, os médicos são pessoas iluminadas que zelam pela vida ainda que esta esteja por um fio.  É macabro, medonho e animalesco retirar de qualquer ser vivente seu bem mais precioso, sua vida, sem chance do outro defender-se. Médicos que assim se comportam abstendo-se do amor à vida não podem ser chamados de pessoas e sim monstros. E como não lhes serve o título de anjos caberia sim, o rótulo de demônios. E a estes não carecem nossa piedade.   

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cadê o sinal?


Dentre as campeãs de reclamações pelos serviços (quase) prestados a população estão as Operadoras de Telefonia. Altamente tecnológicas e se reinventado a cada dia, elas criam promoções de encher os olhos e passam o papo legal para que nos tornemos seus consumidores. A grande verdade se traduz no ditado popular “quando a esmola é demais o santo desconfia”, não é pra menos, sua qualidade de sinal que deveria melhorar com a oferta de novas tecnologias e crescimento de linhas registradas em seus sistemas, só piora. Na minha casa, por exemplo, meu telefone que recebe sinal da TIM só RECEBE o sinal (isso quando recebe) encima do roupeiro, vê se pode, tenho que colocar o aparelho em viva-voz ou no fone de ouvido pra poder falar e subir numa cadeira pra enviar uma mensagem de texto. Navegar na internet? Isso é utopia. Um verdadeiro descaso que vai contra os acordos de qualidade que as operadas firmam com a ANATEL. Mas essa semana tornou-se pública a notícia de que uma dessas empresas enganadoras, a Oi, será punida por não cumprir as metas de qualidade. Espero que seja a primeira de tantas outras que têm por aí a pagar por seus erros porque se uma empresa se propõe a vender um produto e usar como marketing a qualidade de sinal deve fazer por merecer sua concessão oferecida pela ANATEL, caso contrário, estão nos enganando e cobrando por nos enganar. E se é pra fazer, que faça bem feito.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pós-carnaval


Quinta-feira pós-carnaval, não via a hora de você chegar. Foram quase seis dias de muita loucura. Sim, seis dias porque a quarta-feira de cinzas mais parece quarta-feira de fogo. De festa cultural o Carnaval teve bem pouco, considerando o brilhante desfile das Escolas de Samba e alguns pouquíssimos Carnavais das tradicionais marchinhas, o resto foi só desculpa pra beber - encher a cara literalmente, usar drogas, aumentar a taxa de natalidade do país e é claro adquirir as DSTs da vida. O Desrespeito nas ruas, e a imprudência dos motoristas também são destaque nessa comemoração. Aliás, esse tipo de festa – o Carnaval – dá mais prejuízo do que benefícios a começar pelo dinheiro disponibilizado para o evento que em sua maioria não traz retorno prático, aplicável à vida do cidadão. Vimos inclusive os governantes encherem os sites dos municípios com informações carnavalescas enquanto que as de interesse público se resumiam a míseras “notinhas”. O povo parece aplaudir tudo de pé na avenida, no caso a avenida aqui é a vida que não se resume a cinco ou seis noites de folia e sim um ano. Depois não adianta reclamar que a Saúde, a Educação e a Segurança (e como temos precisado dessa) vão de mal a pior. Claro! O povo cai na onda dos confetes e das purpurinas e se esquece de assuntos relevantes para sua vida como a vergonha que está nosso Congresso. O piso do Magistério que ainda não foi pago (espera aí não se pode justificar falta de dinheiro se o Carnaval...prefiro não comentar). Cidades brasileiras em pé de guerra e a bandidagem sempre se dando bem. E assim vai, problemas, problemas e mais problemas. Olha, eu não sou contra Carnaval não. Mas, temos mais motivo pra chorar do que pra sorrir diante da vergonha que se encontra nosso país. E no mais, Carnaval de verdade era no tempo da vovó.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Volta às aulas e a lista de material escolar

Com a volta às aulas os pais e responsáveis por crianças e adolescentes em idade escolar se veem abismados com a quantidade de materiais que algumas escolas colocam nas listas. Há instituições pedindo até material de limpeza, higiene e expediente o que é proibido pela legislação.  Alguns também criticam os materiais de uso coletivo, que podem ser pedidos caso estejam de acordo com o projeto pedagógico das escolas e que visam seu uso voltado a trabalhos específicos DOS ALUNOS, como datas comemorativas e feiras de ciências, por exemplo. Mas, tudo é uma questão de diálogo entre pais e direção das instituições e até o PROCON pode ser acionado em casos de abusos.  Como sempre, conversando todo mundo se entende. 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Farinha do mesmo saco


Não bastou Renan Calheiros presidindo o Senado teve-se que empossar como presidente da Câmara, Henrique Alves do PMDB investigado pela Justiça Federal sobre um suposto enriquecimento ilícito.  E foram 271 votos que o elegeram, democraticamente. Uma vitória considerada fácil. Sabe o que é isso? Rabo preso do PT, que ao dever favores ao PMDB se vê num beco sem saída. É Michel no Executivo e Renan e Henrique no Legislativo um perfeito jogo para poder governar apoiado pelo partido rival. O que podemos esperar do Legislativo em termos de fiscalização e do Executivo em termos de atuação se todos compõe a cota de favores PT – PMDB? Caminhando rumo ao escárnio da democracia o país serve a todos no mesmo prato já que a farinha vem do mesmo saco.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Vergonha Nacional

Uma vergonha no âmbito nacional, isso mesmo vergonha! Em Brasília, o senador de Alagoas, Renan Calheiros, do PMDB, foi eleito o novo Presidente do Senado. Pra quem não sabe, e acho que muitos não sabem mesmo ou estão se fazendo de bobo, há cinco anos, o político renunciou ao cargo depois de sofrer denúncias de desvio de dinheiro público para pagar as despesas da jornalista, Mônica Veloso, com quem tem uma filha. A acusação foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal pelo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. A revista Época teve acesso ao documento do Ministério Público Federal que revela que o senador utilizou notas frias para justificar os pagamentos e que ele teria desviado 44,8 mil do Senado. Ele responderá por peculato que é o desvio de dinheiro público e ainda por falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Mas vejam que impressionante, apesar de todos esses escândalos envolvendo o senador o Senado o elege democraticamente e o glorifica com nada mais nada menos que 56 votos contra apenas 18 de seu adversário, o senador, Pedro Taques, do PDT. Mesmo após jogar seu nome e por consequência o do país na lama resolveu-se passar uma borracha e dar-lhe novamente a presidência do Senado. A culpa é nossa que elegemos os 56 senadores que o elegeram. É assim que agimos em toda eleição, votamos em quem dá mais sem nem olharmos sua conduta. Que moral, que ética que um homem como esse vai presidir o Congresso? O Brasil é mesmo sujo, a começar pelo seu povo que aplaude de pé os fichas-suja os elegendo para que nos joguem no abismo da podridão. A grande verdade é que tudo fica como está, sai Sarney entra Renan e o país do Carnaval é capaz de sambar o samba do caos. Tomara!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tragédia em Santa Maria - RS


Toda grande tragédia choca a humanidade e elas geralmente ocorrem por uma sequência de falhas culminando em desastres. Desastres marcam a história com dor e tristeza, com indignação e injustiças. Eles nos fazem refletir sobre a vida e sobre o que é viver. Santa Maria – RS está vestida de negro coberta pelo luto daqueles cujo domingo a festa não terminou em alegria, em risos de quem se divertia. Agora se investiga o culpado ou os culpados. Quem seria o responsável? Os proprietários que não tinham alvará? A prefeitura por não fiscalizar? A banda? Quem? A Kiss estava cheia de impedimentos: alvará vencido, extintores sem funcionar, saída de emergência insuficiente, pirotecnia sem estar adequada para tal show e até funcionários despreparados que chegaram a barrar quem queria salvar-se por não pagar a conta.  Ou será que a culpa é da legislação que faz vista grossa e não exige rigor para que lugares como esse funcionem? Pois é, ainda que os culpados sejam apontados e condenados por seus atos imprudentes a dor daqueles que perderam os seus entes ficará para sempre. O curioso é que agora no pós-tragédia uma onda de fiscalização avançou pelo Brasil com o intuito de evitar mais acontecimentos como esses. Porque só agora? Porque sempre é preciso que tragédias aconteçam para que façamos o mínimo em prol da vida? Talvez porque valhamos quase nada.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Pela hora da morte


Em Belém, o único cemitério público da cidade enfrente um grande problema, não há mais espaço para sepultamentos. E se por acaso alguém quiser fazê-lo tem que agendar com antecedência para que algum corpo seja exumado. Vê se pode? Segundo a prefeitura, devido a enorme área alagada da cidade, há muita dificuldade em se fazer outro cemitério. Mas o problema não é só em Belém não, morrer hoje em dia custa caro, em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o metro quadrado de terra no cemitério está mais caro do que nos bairros nobres. O problema maior é que as ações decorridas em função da morte não se limitam apenas ao pedaço de chão onde vai ser enterrado o corpo, há de se arcar ainda com tudo que compõe um velório e está tudo pela hora da morte. O que fazer no momento que não se tem cabeça pra nada? Com a morte, o defunto - tá certo - descansa paz dando início ao tormento dos vivos que sofrem pela dor da perda e pelo peso no bolso. O pior de tudo é que cedo ou tarde ela, a morte, chega. As lágrimas caem e o dinheiro vai.    

sábado, 19 de janeiro de 2013

Espiando o que?

BBB 2013 vem dá uma “espiadinha” vem. Vem assistir a farsa que prende milhões de espectadores, alguns admiravelmente inteligentes, mas que se alienam por quase uma hora enfrente a telinha para assistirem a um espetáculo sem conteúdo que incita o consumismo, o abuso do álcool, o apelo sexual e as intrigas desmedidas com direito a qualquer tipo de baixaria. Ninguém mais lê ninguém mais vai ao teatro, ao cinema. Não se faz mais nada. O Brasil que já anda a passos de forminha e sem vontade até o Carnaval, agora empaca de vez. Os sem tempo pra nada, ou seja, aqueles que não têm tempo nem pra agregarem cultura a sua vida encontram tempo para o BBB. E a mega produção, sim mega, com direito a tudo de altíssima qualidade inova a cada edição e resolveu colocar ex participantes, alguns deles vencedores e falidos, para conquistarem o público outra vez, pura criatividade. São exibidos na TV corpos atléticos e rostos bem delineados que esbanjam sensualidade estando aptos aos ensaios sensuais em revistas bem “conceituadas”. Enquanto que os comuns ficam assistindo sentados sedentários esquecendo-se de si mesmos. Ouvir dizer que há pessoas que ainda pagam o Pay-per-view, quanto dinheiro jogado fora. Ah! Vão estudar. Mas nossa cultura é assim mesmo, dez meses presos ao futebol e dois ao BBB. Por sorte temos meia dúzia de sábios notáveis inseridos nesse meio inerte, caso contrário, seríamos um país de ignorantes.


domingo, 13 de janeiro de 2013

Doação de órgãos


Santa Catarina é líder no ranking de transplante de órgãos no país. A média no estado é de 26 doações para cada milhão de habitante, 14 a mais que a média nacional. Tá aí uma boa notícia. Doar, sem sombras de dúvidas é um laço de amor. Conferir ao outro aquilo que já não nos é mais viável é compartilhar amor e transformar a dor da perda em esperança de quem ainda pode viver. Sem a alma que habita nosso corpo, somos apenas matéria a ser decomposta após a morte. Em alguns casos temos a chance, mesmo que mortos, de ajudar quem precisa reacendendo a luz da vida em quem necessita de um órgão para seguir adiante. Porque ainda existem tantas limitações nas pessoas quanto à doação de órgãos? Por qual motivo deixar por terra o que pode ser por outro aproveitado? Egoísmo, receio e falta de informação se transformam em medo e impedem muitas vezes que o ato de doar se torne real. Abra seu coração, procure conhecer o processo de doação, tudo é bem simples. Converse com sua família e deixe ajustada sua vontade de doar seus órgãos. A vida é linda e deve ser vivida seja por você mesmo ou por aquele que você tornou possível que vivesse.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Brasil que não funciona


O período de férias escolares coincide com o verão e as famílias que costumam viajar, especial para as praias, acabam por gozar das suas junto ao período dos seus filhos. As praias lotam, turistas nacionais e internacionais vão prestigiar e aproveitar o litoral e com eles vêm os sujos, porcos e imundos que pensam que a praia é um grande lixeiro e que basta fazer suas farofadas e acumular lixo e descarta-los ali mesmo nas areias e no mar que tudo bem. “Falo com propriedade do assunto porque moro num bairro cortado por três praias”. Ignorantes e inconsequentes, não param nem por um instante para analisar os danos causados por suas nojeiras. Alteram os ecossistemas e contribuem ativamente para a poluição global. Em sua maioria embriagados, perdem a noção de respeito e qualquer senso de coletividade. Aliás, só não perdem a coletividade do copo, do copo cheio de “cachaça”. Seu repertório musical é variado, nada contra, cada um com seu gosto musical, o problema é o volume exorbitante que tiram o sossego de quem vem para descansar – sinônimo de férias. Com esse tipinho de gente não adianta discutir, é perda de tempo. Denunciar? É o correto. Se alguém vai nos atender isso é outra história, já que no período que se estende até a quarta-feira de cinzas infelizmente o Brasil não funciona.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

...Feliz Ano Novo - 2013!



Já raiou o novo Sol, um novo tempo e um novo futuro. O ano de 2013 chegou embalado ao som de fogos que emolduravam o céu enluarado e das clássicas canções cantadas em coletivo pelos desconhecidos que se abraçavam em votos de “feliz ano novo”. Espera-se muito desse novo ano. Que possamos ser prósperos em nossos objetivos, que possamos ser fartos e saudáveis para nossas realizações diárias. Que os governantes possam zelar por nossa Segurança e Saúde. Que a Educação seja valorizada de verdade, e não apenas nas rebuscadas palavras de discursos políticos ou nas campanhas publicitárias. Que a Justiça seja imparcial e faça jus ao seu papel. Que possamos encontrar em nossa sociedade o brilho no olhar dos que cruzamos nas estradas da vida e ter certeza que está valendo a pena seguir adiante. Que a fé nos acompanhe diariamente. Que possamos sorrir ainda mais, brincar ainda mais, amar ainda mais, festejar ainda mais, sonhar ainda mais, realizar ainda mais, cantar e dançar ainda mais, aprender ainda mais. E que os meus leitores possam me acompanhar através do blog e dos livros que estão por vir. Enfim, que em 2013 possamos acima de tudo celebrar a VIDA.

A você que me acompanhou até aqui um ANO NOVO repleto de saúde, amor e paz e imenso de prosperidade.