Sejam Bem-vindos!!!

O presente blog foi criado para abordar temáticas relevantes em âmbito social dando ênfase aos cenários político, educacional e cultural, para que eu pudesse esboçar comentários, críticas, elogios e artigos explanando minha opinião com o objetivo de incitar no leitor o senso crítico de opinar, tão importante para o exercício de sua cidadania. Nesse espaço serão feitas postagens sempre que necessário, em especial aos sábados e domingos. Poderá haver também, uma enquete relacionada ao tema abordado para que o leitor possa votar. Além disso, o mesmo poderá expressar sua opinião no campo “comentário”, porém estes comentários serão analisados pelo administrador do blog evitando assim certos tipos de constrangimentos. Deixo claro e ajustado que este não é um instrumento para promoção sejam elas quais forem e dessa forma repudio todo o tipo de censura. Por fim, para dar respaldo as minhas ideias e pensamentos tomo por base os artigos 1º, 5º e 220º da Constituição brasileira de 1988 que tratam da liberdade de expressão.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Hoje vai ser uma festa...bolo, guaraná, muitos doces pra você!


No dia 25 de fevereiro de 2012 nascia o MR opinião, meu blog reservado a comentários e críticas de minha autoria sobre assuntos que ganham destaque no meio social. Tudo começou com meu comentário acerca do Carnaval e a partir daí foram 73 postagens escritas de forma crítica e transparente, sem quaisquer tipos de censura e embasadas na liberdade de expressão. Nesse espaço o leitor pode participar de enquetes e comentar meus textos expondo sua opinião sobre o tema abordado nos comentários. Mas nem tudo são flores, também fui duramente criticado por expressar minha opinião e tentaram até censurar-me com o intuito de retirar o blog do ar, não conseguiram e assim segui firme e forte graças a sua colaboração caro leitor que através de seu clique tornou possível alcançar a marca de 1785 acessos até a publicação deste texto. Continuarei meu trabalho enquanto meu tempo permitir e enquanto você estiver junto comigo. Minha intenção é fazê-lo refletir sobre a sociedade na qual estamos inseridos despertando seu censo crítico para as ações que compõem o mundo. Por fim, quero imensamente agradecer a todos que tem acessado o MR opinião, votado nas enquetes e comentado as postagens. É muito gratificante ver esse trabalho dando certo e levando informação de forma crítica a você. Muitíssimo obrigado.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Médicos: anjos ou demônios


Essa semana uma notícia vinculada à mídia chamou a atenção de todos. A médica, Virgínia Soares, responsável pela UTI de um hospital no Paraná está presa temporariamente sendo investigada sob suspeita de realizar eutanásia - procedimento que interrompe a vida do paciente e considerado crime no Brasil. O caso ainda requer bastante cautela quanto quaisquer tipos de julgamento, tanto da Justiça quanto de nós que acompanhamos o caso. Ela deve ser indiciada por homicídio qualificado. Aos médicos confiamos nosso bem mais precioso, a vida. Neles depositamos confiança e fé de que tudo ficará bem. Os fazemos de instrumento para que o Divino possa nos conceder a cura dos males e das aflições. Como anjos do Criador, os médicos são pessoas iluminadas que zelam pela vida ainda que esta esteja por um fio.  É macabro, medonho e animalesco retirar de qualquer ser vivente seu bem mais precioso, sua vida, sem chance do outro defender-se. Médicos que assim se comportam abstendo-se do amor à vida não podem ser chamados de pessoas e sim monstros. E como não lhes serve o título de anjos caberia sim, o rótulo de demônios. E a estes não carecem nossa piedade.   

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cadê o sinal?


Dentre as campeãs de reclamações pelos serviços (quase) prestados a população estão as Operadoras de Telefonia. Altamente tecnológicas e se reinventado a cada dia, elas criam promoções de encher os olhos e passam o papo legal para que nos tornemos seus consumidores. A grande verdade se traduz no ditado popular “quando a esmola é demais o santo desconfia”, não é pra menos, sua qualidade de sinal que deveria melhorar com a oferta de novas tecnologias e crescimento de linhas registradas em seus sistemas, só piora. Na minha casa, por exemplo, meu telefone que recebe sinal da TIM só RECEBE o sinal (isso quando recebe) encima do roupeiro, vê se pode, tenho que colocar o aparelho em viva-voz ou no fone de ouvido pra poder falar e subir numa cadeira pra enviar uma mensagem de texto. Navegar na internet? Isso é utopia. Um verdadeiro descaso que vai contra os acordos de qualidade que as operadas firmam com a ANATEL. Mas essa semana tornou-se pública a notícia de que uma dessas empresas enganadoras, a Oi, será punida por não cumprir as metas de qualidade. Espero que seja a primeira de tantas outras que têm por aí a pagar por seus erros porque se uma empresa se propõe a vender um produto e usar como marketing a qualidade de sinal deve fazer por merecer sua concessão oferecida pela ANATEL, caso contrário, estão nos enganando e cobrando por nos enganar. E se é pra fazer, que faça bem feito.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pós-carnaval


Quinta-feira pós-carnaval, não via a hora de você chegar. Foram quase seis dias de muita loucura. Sim, seis dias porque a quarta-feira de cinzas mais parece quarta-feira de fogo. De festa cultural o Carnaval teve bem pouco, considerando o brilhante desfile das Escolas de Samba e alguns pouquíssimos Carnavais das tradicionais marchinhas, o resto foi só desculpa pra beber - encher a cara literalmente, usar drogas, aumentar a taxa de natalidade do país e é claro adquirir as DSTs da vida. O Desrespeito nas ruas, e a imprudência dos motoristas também são destaque nessa comemoração. Aliás, esse tipo de festa – o Carnaval – dá mais prejuízo do que benefícios a começar pelo dinheiro disponibilizado para o evento que em sua maioria não traz retorno prático, aplicável à vida do cidadão. Vimos inclusive os governantes encherem os sites dos municípios com informações carnavalescas enquanto que as de interesse público se resumiam a míseras “notinhas”. O povo parece aplaudir tudo de pé na avenida, no caso a avenida aqui é a vida que não se resume a cinco ou seis noites de folia e sim um ano. Depois não adianta reclamar que a Saúde, a Educação e a Segurança (e como temos precisado dessa) vão de mal a pior. Claro! O povo cai na onda dos confetes e das purpurinas e se esquece de assuntos relevantes para sua vida como a vergonha que está nosso Congresso. O piso do Magistério que ainda não foi pago (espera aí não se pode justificar falta de dinheiro se o Carnaval...prefiro não comentar). Cidades brasileiras em pé de guerra e a bandidagem sempre se dando bem. E assim vai, problemas, problemas e mais problemas. Olha, eu não sou contra Carnaval não. Mas, temos mais motivo pra chorar do que pra sorrir diante da vergonha que se encontra nosso país. E no mais, Carnaval de verdade era no tempo da vovó.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Volta às aulas e a lista de material escolar

Com a volta às aulas os pais e responsáveis por crianças e adolescentes em idade escolar se veem abismados com a quantidade de materiais que algumas escolas colocam nas listas. Há instituições pedindo até material de limpeza, higiene e expediente o que é proibido pela legislação.  Alguns também criticam os materiais de uso coletivo, que podem ser pedidos caso estejam de acordo com o projeto pedagógico das escolas e que visam seu uso voltado a trabalhos específicos DOS ALUNOS, como datas comemorativas e feiras de ciências, por exemplo. Mas, tudo é uma questão de diálogo entre pais e direção das instituições e até o PROCON pode ser acionado em casos de abusos.  Como sempre, conversando todo mundo se entende. 

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Farinha do mesmo saco


Não bastou Renan Calheiros presidindo o Senado teve-se que empossar como presidente da Câmara, Henrique Alves do PMDB investigado pela Justiça Federal sobre um suposto enriquecimento ilícito.  E foram 271 votos que o elegeram, democraticamente. Uma vitória considerada fácil. Sabe o que é isso? Rabo preso do PT, que ao dever favores ao PMDB se vê num beco sem saída. É Michel no Executivo e Renan e Henrique no Legislativo um perfeito jogo para poder governar apoiado pelo partido rival. O que podemos esperar do Legislativo em termos de fiscalização e do Executivo em termos de atuação se todos compõe a cota de favores PT – PMDB? Caminhando rumo ao escárnio da democracia o país serve a todos no mesmo prato já que a farinha vem do mesmo saco.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Vergonha Nacional

Uma vergonha no âmbito nacional, isso mesmo vergonha! Em Brasília, o senador de Alagoas, Renan Calheiros, do PMDB, foi eleito o novo Presidente do Senado. Pra quem não sabe, e acho que muitos não sabem mesmo ou estão se fazendo de bobo, há cinco anos, o político renunciou ao cargo depois de sofrer denúncias de desvio de dinheiro público para pagar as despesas da jornalista, Mônica Veloso, com quem tem uma filha. A acusação foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal pelo Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel. A revista Época teve acesso ao documento do Ministério Público Federal que revela que o senador utilizou notas frias para justificar os pagamentos e que ele teria desviado 44,8 mil do Senado. Ele responderá por peculato que é o desvio de dinheiro público e ainda por falsidade ideológica e uso de documentos falsos. Mas vejam que impressionante, apesar de todos esses escândalos envolvendo o senador o Senado o elege democraticamente e o glorifica com nada mais nada menos que 56 votos contra apenas 18 de seu adversário, o senador, Pedro Taques, do PDT. Mesmo após jogar seu nome e por consequência o do país na lama resolveu-se passar uma borracha e dar-lhe novamente a presidência do Senado. A culpa é nossa que elegemos os 56 senadores que o elegeram. É assim que agimos em toda eleição, votamos em quem dá mais sem nem olharmos sua conduta. Que moral, que ética que um homem como esse vai presidir o Congresso? O Brasil é mesmo sujo, a começar pelo seu povo que aplaude de pé os fichas-suja os elegendo para que nos joguem no abismo da podridão. A grande verdade é que tudo fica como está, sai Sarney entra Renan e o país do Carnaval é capaz de sambar o samba do caos. Tomara!