Sejam Bem-vindos!!!

O presente blog foi criado para abordar temáticas relevantes em âmbito social dando ênfase aos cenários político, educacional e cultural, para que eu pudesse esboçar comentários, críticas, elogios e artigos explanando minha opinião com o objetivo de incitar no leitor o senso crítico de opinar, tão importante para o exercício de sua cidadania. Nesse espaço serão feitas postagens sempre que necessário, em especial aos sábados e domingos. Poderá haver também, uma enquete relacionada ao tema abordado para que o leitor possa votar. Além disso, o mesmo poderá expressar sua opinião no campo “comentário”, porém estes comentários serão analisados pelo administrador do blog evitando assim certos tipos de constrangimentos. Deixo claro e ajustado que este não é um instrumento para promoção sejam elas quais forem e dessa forma repudio todo o tipo de censura. Por fim, para dar respaldo as minhas ideias e pensamentos tomo por base os artigos 1º, 5º e 220º da Constituição brasileira de 1988 que tratam da liberdade de expressão.


sábado, 21 de setembro de 2013

Os embargos infringentes

Não tem como não comentar a barbárie ocorrida na última quarta-feira (18) no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Com o voto dado pelo ministro Celso de Mello o plenário  decidiu por seis votos a cinco, pela validade dos embargos infringentes, recurso que leva a um novo julgamento as condenações no caso Mensalão em que o réu obteve ao menos quatro votos favoráveis. A absurda decisão dará uma nova chance nos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha para doze dos vinte e cinco condenados no processo do Mensalão manchando de vez a honra do povo brasileiro. Agindo de forma soberana a Suprema Corte não ouviu o clamor das massas e enclausurada em sua redoma de aço decidiu a seu favor e contra seu povo. Fomos usados, roubados, humilhados e quando pensamos ter obtido justiça essa mesma Justiça nos tira o direito de fazê-la. Com os novos recursos mudanças poderão ocorrer como, por exemplo, as prisões do fechado para o semiaberto dos réus José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha; prescrição de delitos dado o tempo do ocorrido e caso tenham os condenados diminuição das penas e ainda para Breno Fischberg e João Cláudio Genu, há chance de que a punição se reverta para absolvição, uma vergonha. Nos resta, agora, torcer para que o STF, ao analisar os embargos infringentes, decida manter as penas de todos os condenados. E devemos mais uma vez protestar para que sejam mantidas as penas, fazer com que a Justiça honre o povo escutando seu clamor. Porque até onde eu entendo, a Justiça é cega, seria absurdo acreditar que também seja surda. Vamos dar um basta na impunidade!

domingo, 8 de setembro de 2013

Descaso

Na madrugada da última quarta-feira, por volta de uma hora, uma embarcação com dezessete homens naufragou em São Francisco do Sul, litoral Norte de SC. Doze homens foram resgatados por um bote salva-vidas, outros cinco ficaram desaparecidos. Dos desaparecidos dois corpos foram encontrados até a noite desse sábado. A angústia e o desespero dos familiares das vítimas são imensuráveis bem como o descaso dos órgãos públicos nos serviços de resgate. Num país que carece de tudo, falta também a humanidade de órgãos como a Marinha através da Capitania e o Corpo de Bombeiros Militar que medem milimetricamente esforços na busca pelos desaparecidos. Segundo os familiares que acompanham desde quarta-feira as buscas somente os Bombeiros Voluntários com seus pouquíssimos recursos têm-se mostrado compadecidos com a dramática situação, sempre prontos a auxiliar no que for preciso e a qualquer momento.  Estamos sim acostumados com o descaso dos políticos e governantes no que tange a prestação de serviço a população agora é vergonhoso órgãos cuja missão é zelar pela vida fazer escárnio a situação como fez a Marinha ao chegar num dos dias de busca por volta do 12h:00min. Tão absurdo quanto a falta de compaixão para com vítimas e familiares é a falta de omissão de tais órgãos quanto a seus serviços de socorro. Ferem eles os corações desolados dos parentes e os direitos constitucionais de cuidar do bem estar dos filhos desta nação. É lamentável e vergonhoso os familiares numa hora tão angustiante terem que recorrer a serviços particulares de salvamento para encontrarem seus entes queridos perdidos no mar. Por que de fato as buscas só funcionaram depois da contratação desses serviços. Em conversa com meu primo Gabriel, filho de uma das vítimas, ele relatou que nem mesmo os serviços públicos de assistência social os procuraram para prestarem auxílio. Nem se quer a nossa prefeitura municipal - tendo em vista que a grande maioria dos desaparecidos são de Laguna - prestou qualquer tipo de ajudar. É repudiante pensar que pagamos tantos impostos prol desenvolvimento do país e quando necessitamos utilizar do serviço público ele é capenga, elitista e omissivo. Desta vez foram eles, amanhã poderá ser eu ou você e se não colocarmos a boca no trombone e lutar pela mudança dessa desastrosa situação continuaremos submissos dos que “podem mais” dos engravatados donos do ouro que só visam seus lucros pessoais e a mercê de serviços precários. Porque eles se preocupam mais em mostrar seus elefantes brancos em tempos que geram votos do que o zelo pela vida.

domingo, 1 de setembro de 2013

Hospitalidade brasileira

Na última semana protagonizamos mais um escândalo a favor da corrupção e a nível internacional. Recebemos de braços abertos o senador boliviano Roger Molina acusado de corrupção.  Mas a presidente Dilma Rousseff não concordou com ação realizada às pressas pelo diplomata Eduardo Saboia e ainda assim não devolverá a Bolívia o senador. O que me parece puro jogo de cena e coincidência ou não o fato ocorreu às vésperas da ida a cadeia dos mensaleiros aqui no Brasil. Será que o dito popular “uma mão lava a outra” será a máxima desse episódio lamentável que nos coloca em evidência apoiando bandidos? E porque o PT está tão incomodado com o asilo dado a Molina? Não foi esse mesmo governo que recebeu com toda hospitalidade o condenado italiano por quatro homicídios, Cesare Battisti? Se já impedimos a Itália de fazer justiça a seus criminosos porque não impediríamos a Bolívia? Corrupção comparada a homicídio chega a ser peixe pequeno. Infelizmente, não demora muito, seremos conhecidos pelo resto do mundo como o país dos corruptos e dos criminosos, como se já não bastassem os nossos.