Sejam Bem-vindos!!!

O presente blog foi criado para abordar temáticas relevantes em âmbito social dando ênfase aos cenários político, educacional e cultural, para que eu pudesse esboçar comentários, críticas, elogios e artigos explanando minha opinião com o objetivo de incitar no leitor o senso crítico de opinar, tão importante para o exercício de sua cidadania. Nesse espaço serão feitas postagens sempre que necessário, em especial aos sábados e domingos. Poderá haver também, uma enquete relacionada ao tema abordado para que o leitor possa votar. Além disso, o mesmo poderá expressar sua opinião no campo “comentário”, porém estes comentários serão analisados pelo administrador do blog evitando assim certos tipos de constrangimentos. Deixo claro e ajustado que este não é um instrumento para promoção sejam elas quais forem e dessa forma repudio todo o tipo de censura. Por fim, para dar respaldo as minhas ideias e pensamentos tomo por base os artigos 1º, 5º e 220º da Constituição brasileira de 1988 que tratam da liberdade de expressão.


domingo, 16 de março de 2014

O vitalício plano de saúde dos políticos

No último dia 10, li uma reportagem com o seguinte título “Senado paga plano de saúde para parlamentares cassados por corrupção”. Pois bem, já nos é absurdo crer que senadores possuem planos de saúde pagos com dinheiro público (isso mesmo dos seus impostos caro cidadão) e que incluem até tratamentos estéticos ainda mais que cassados usufruem de tais regalias. Como se não bastasse o total escárnio com a cara dos que dependem do sucateado SUS da vida, tais planos de saúde também são de uso dos deputados e do Executivo e mais, ele é extensivo a cônjuges e agregados e até ex-presidentes podem gozar de tal benefício. O plano de saúde é de assistência vitalícia e para seu uso não é necessária perícia médica, ou seja, não tem nenhuma fiscalização e pasmem: não precisa de nenhuma contribuição dos assistidos porque a contribuição vem do nosso bolso e não é piada não! E sabem o que ganhamos em troca dessa benesse? Um sistema de saúde precário e desumano mal administrado por aqueles que, é claro, recorrem aos serviços particulares que a eles nos pagamos.

sábado, 8 de março de 2014

É preciso fazer política

Já deu pra perceber que a grande maioria dos meus comentários aqui no MR opinião são sobre política. Nem poderia ser outro é a política que move as ações desse e de outros países. Através dela discutimos Saúde, Educação, Segurança, Trabalho..., ou ao menos fingimos discutir. Há quem diga, por exemplo, que odeia política. Mas, como? Como odiar aquilo que democraticamente é usado como objeto norteador de nossa vida em sociedade? Muitos responderão que política não presta porque nenhum político vale nada. Esse é um conceito errôneo, não podemos confundir política com políticos e nem generalizar que nenhum vale nada. Quem faz a política nesse país são os eleitores através do instrumento do voto, o grande problema é que a grande maioria dos eleitores por não gostar de política pensa que não precisa analisar propostas, questionar ideias ou exercer sua opinião enquanto cidadão pensante e sim que político bom é aquele que dá a cesta básica, a dentadura, a tinta pra pintar a casa e assim segue. Condicionar a política a seus maus políticos é como agarrar-se na ignorância da desinformação e aceitar conivente a péssima administração de estados e municípios o que leva consequentemente aos grandes problemas que afetam a Nação. Compreender a política e fazer política é estar consciente de que somos nós os únicos responsáveis pelas mudanças sejam elas nas esferas executiva, legislativa ou judiciária, porque ninguém chega a elas sem que antes tenhamos ido às urnas. Agora se mesmo assim você ainda preferir confundir política com politicagem ou aquietar-se omisso a péssima situação que se encontra as “ações políticas” desse país lavando as mãos aos problemas que nos recorrem, merece por si só o governo que tem.

sábado, 1 de março de 2014

Na avenida...

­E não demorou muito para festa típica brasileira – que de brasileira tem bem pouco – voltar à avenida. Olha o Carnaval ai gente! Os quatro dias de festa que hoje são cinco nos remete a uma série de situações comuns a época. Espetáculo a parte, temos muita droga, sexo e nada de rock roll e claro, a boa música será amordaçada por hits com as mais belas letras e melodias. Desfilando na passarela as famosas DSTs e muita gente vai sambar com elas, tem uns até apostando a própria vida pelo samba. Tudo isso influência do álcool e os outros entorpecentes de uso comuns pelos foliões que embriagados se jogam na vida sem regras, sem limites, sem pudores, sem lei. A polícia não dá conta, nem tem como dar mesmo. É muita gente enlouquecendo junto como se esses cinco dias fossem os últimos de suas vidas, e às vezes é. O número de acidentes aumenta muito em função do prolongaaaaaaaaaado feriadão, por exemplo, vejam o que ouvi essa semana uma turma combinar: “vamos para o bloco  tal de carro galera. Nós deixamos ele estacionado na orla da praia  para voltarmos depois da festa. Porque ninguém merece voltar bêbado e podre de cansado a pé né.” Absurdo não é mesmo? E o pior disso tudo é que eram nove pessoas e todas concordaram com o propósito. Então se preparem porque a festa vai começar sem hora pra parar e sem razão para aqueles que querem descansar e até mesmo viver! E tem mais, mulheres e homens não esquecem o que o professor ensinou na escola vocês são dotados de óvulos e espermatozoides respectivamente e juntos vocês formam uma nova vida. Nem vou dizer aqui que lugar de lixo é no lixo porque se o cidadão não respeita nem as leis que os protegem de colocar suas vidas em risco muito menos se preocuparão de jogar a latinha e similares no latão.  Portanto, abram alas pra emoção. Carnaval, hoje, é sem beleza! 

Mas, pra quem curti a festa de boa, desejo um excelente Carnaval.